Conecte-se!

Você Sabia?

Rolo de liberação miofascial. Como usar corretamente?

Publicidade

Fazer a liberação miofascial com um rolo é como receber uma massagem esportiva, sendo que os rolos de espuma custam menos. Mas é preciso saber usar corretamente para realmente ter benefícios.

Entretanto, além de ser útil para ajudar os músculos a se recuperarem após um treino intenso, um rolo de liberação miofascial também pode preparar seu corpo antes de uma sessão de treinamento. Embora
possam ser dolorosos de usar e alguns atletas demorem um pouco para se acostumar.

Se você persistir e continuar com eles, rapidamente verá que o acessório é uma parte essencial de sua rotina de treinamento semanal. Mas atenção, pois existem ainda três tipos principais de rolo para escolher: liso, ponto de gatilho e vibratório.

É importante consultar um profissional que entenda do assunto para saber fazer a escolha certa na hora de comprar o seu rolo e saber como usá-lo. Veja essas dicas e prepare seu corpo para os benefícios da auto massagem.

Os benefícios do rolo de liberação miofascial

Comparado ao alongamento, a agonia de rolar pode parecer ruim, mas realmente funciona. Afinal, aplicar pressão nos pontos-gatilho, ou nós nos músculos aumenta o fluxo sanguíneo, o que ajuda a recuperar a elasticidade rapidamente.

Publicidade

Embora fazer uma massagem em si mesmo possa parecer menos divertido do que contar com um profissional, o autocontrole oferecido pelo rolo de liberação miofascial permite que você controle sua recuperação aplicando pressão nos locais precisos que mais doem.

Como usar um rolo de espuma?

Esses acessórios são uma excelente ferramenta e a melhor e mais básica maneira de usá-los é muito simples.

Por exemplo, se você estiver massageando seus quadríceps, deve colocar o rolo no chão, uma perna sobre o rolo, usando seu peso corporal para aplicar pressão moderada.

Publicidade

Mova-se lentamente, para a frente e quando chegar a um ponto muito dolorido, segure-o por alguns segundos e aumente suavemente a pressão por 10-20 segundos. A partir daí, continue a mover-se lentamente para cima e para baixo no rolo.

rolo de liberação miofascial

Em seguida, repita o processo com a outra perna, e pronto! Muito simples, e você pode repetir esse mesmo processo em todos os seus grupos musculares, para melhorar a recuperação, aumentar o fluxo sanguíneo e restaurar a elasticidade rapidamente.

Um outra dica é começar com um rolo macio, pois você tem que relaxar o músculo que está massageando. Além disto, o melhor momento para usar o rolo de liberação miofascial é quando seus músculos estão aquecidos.

Publicidade

Realize por 3 a 5 minutos em cada parte do corpo. Role lentamente e pare sobre os nós doloridos até que eles relaxem. Se você conseguir separar 10 minutos do seu dia, 3 vezes por semana, notará que sua performance irá melhorar consideravelmente.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

melhores exercícios para complementar a corrida melhores exercícios para complementar a corrida

Melhores exercícios para complementar a corrida

Treinamento

Como ter mais fôlego na corrida sendo iniciante.

Você Sabia?

usar a esteira para treinos usar a esteira para treinos

Como usar a esteira para treinos variados em casa?

Treinamento

treinando flexões treinando flexões

Como treinar em casa. O que é o método Tabata, e como ele pode melhorar sua performance?

Treinamento

Publicidade
Publicidade
Junte-se ao grupo de corredores que mais cresce no Brasil!

Conecte-se #BrasilRun
Junte-se ao grupo de corredores que mais cresce no Brasil!