Você Sabia?

Seu joelho é quem mais sofre. Conheça as principais lesões.

Joelho
Joelho

Pra quem corre, o joelho é sempre a maior preocupação quando se fala em lesão. E não é a toa! Afinal, essa é a articulação que mais sofre e apresenta desgastes, inchaços e inflamações. E isso tudo, claro, acaba comprometendo sua performance e a evolução dos treinos e provas. Para entender melhor, encontramos os problemas mais comuns que podem atacar seu joelho e dicas de como tratar.

Condromalácia patelar
Já falamos dessa lesão por aqui. Em resumo, é um desgaste na cartilagem da patela. Ela é classificada de grau I a IV, sendo I um caso mais leve e IV um desgaste mais severo. Além de desconforto na corrida, a condromalácia pode gerar dor ao subir e descer escadas e ao permanecer longos períodos sentado. Estalos e sensação de “areia no joelho” também são sintomas comuns.

Tendinopatia do tendão patelar
O tendão patelar liga a patela à tíbia, o osso da canela. Quando há alguma sobrecarga no joelho ele pode inflamar e até inchar, causando muita dor na região inferior da patela.

Hoffite
Para quem não sabe, o joelho conta com várias bolsas de gordura, que funcionam como amortecedores de atrito entre as estruturas durante os movimentos. Uma dessas bolsas, a que se localiza ao redor da patela, tem o nome de gordura de Hoffa. Quando ela passa por algum processo inflamatório, o quadro recebe então o nome de Hoffite.

Síndrome da Banda Iliotibial
Essa lesão tem como característica dor na lateral externa do joelho. Um de suas causas mecânicas é o valgo dinâmico, quando os joelhos “caem” para dentro, formando uma espécie de X.

Inflamação da pata de ganso
Três músculos formam a pata de ganso, que quando inflamados, provocam dor na lateral interna do joelho.

Com qualquer uma dessas lesões, o gelo parece aliviar o inchaço e as dores. Mas é algo apenas momentâneo e o correto mesmo é sempre buscar ajuda de um profissional ao sinal dos primeiros sintomas de que algo está errado. Não espere demais e não negligencie seus joelhos, porque é sempre melhor fazer um tratamento e descanso das pistas do que uma cirurgia que pode acabar te tirando de vez da corrida.

Fonte: Eu Atleta

Curtiu? Leia aqui também sobre a Osteoartrite que ataca principalmente os joelhos.

Newsletter

Publicidade