BRASILRUN-LOGO-MOBILE

Descubra se quem tem varizes nas pernas pode mesmo correr.

Descubra se quem tem varizes nas pernas pode mesmo correr.

O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA PÁGINA

Clique na publicidade que especialmente recomendamos e apoie nosso blog. Obrigado!

A corrida causa, varizes? Os corredores com varizes apresentam desempenho inferior? Correr regularmente ajuda com os sintomas? Se quiser saber mais sobre o tema, leia até o final.

Se você é um corredor e está preocupado com varizes, ou talvez sofra dessa condição comum, ou está pensando em começar a correr para ajudar a aliviar os sintomas, veja algumas maneiras pelas quais as varizes podem afetar a corrida e vice-versa.

O que são varizes e o que as causa?

As varizes nada mais são, do que veias inchadas que tendem a ser roxas ou azuladas. Estas veias inchadas ocorrem com mais frequência na parte inferior do corpo humano, ou seja, as pernas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE




Matérias Relacionadas

As varizes são causadas por válvulas enfraquecidas nas veias, que fazem com que o sangue e a pressão se acumulem nas pernas. As veias por sua vez se tornam grandes, torcidas e fracas.

Um atleta que possui varizes deve correr?

E a resposta para essa pergunta, é sim, desde que esse atleta não sinta dor ou desconforto nas veias inchadas, ele pode continuar correndo, e mantendo sua rotina de treinos normalmente com alguns cuidados.

PUBLICIDADE



O primeiro deles, nesse caso, é correr em terrenos mais macios, como grama ou pista de atletismo, para suavizar o movimento das pernas. Esse cuidado inclusive é fundamental.

Outra dica ou cuidado que se deve tomar quando se tem varizes, são com o uso de tênis bem amortecidos para absorver o impacto, não levando ao temido choque nas pernas.

A execução de atividades físicas pode ajudar as varizes?

varizes

Exercícios como a corrida melhoram muito a circulação sanguínea do nosso corpo, estimulando o fluxo sanguíneo no braço e nas pernas, além de aumentar a força.

Enquanto exercícios de baixo impacto, como andar de bicicleta e caminhar, geralmente são mais adequados para quem sofre de varizes, mas a corrida pode ajudar a melhorar a circulação do sangue e aumentar a força nas pernas.

Como mencionado acima nesse artigo, se você estiver correndo e tiver varizes, não terá problemas se tomar cuidados como o de manter suas corridas com o menor impacto possível.

Procure tratamento médico para varizes.

Se você é um atleta de corrida e sofre de varizes, pode ser que a condição esteja prejudicando o seu desempenho na corrida. O recomendado nesses casos, e procurar uma ajuda medica para remover suas varizes.

Se você estiver preocupado com varizes e corrida, é aconselhável procurar aconselhamento de um profissional médico, ele vai orientar sobre os tipos de tratamento para sua condição vascular.

Curtiu? Então leia aqui também sobre desgaste no tornozelo e como evitar.

AINDA NÃO É O FIM DA LINHA. SIGA EM FRENTE.

Não pare aqui

HÁ MAIS PARA EXPLORAR

Juntos somamos milhares de atletas. inspire-se.

#brasilrun

QUER AJUDA?

Você pode navegar pelo nosso menu ou usar esta barra de pesquisa:

Não Vai Acontecer Em Um Dia

NÃO DESISTA SEM TENTAR