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Deficiência de ferro e como contornar o problema

A deficiência de ferro ocorre quando o corpo não tem quantidade suficiente de ferro mineral. Isso leva a níveis baixos de glóbulos vermelhos, o que pode ser bem perigoso. É necessário ferro para produzir a hemoglobina, uma proteína super importante nos glóbulos vermelhos que lhes permite transportar oxigênio pelo corpo e todo mundo sabe que O2 circulando direitinho pelo corpo é essencial.

Se o seu corpo não tiver hemoglobina suficiente, seus tecidos e músculos não receberão oxigênio suficiente, e consequentemente não poderão trabalhar de forma eficaz e é isso que leva a anemia.

Causas comuns de deficiência de ferro incluem ingestão inadequada do nutriente devido à dieta pobre ou dietas restritivas demais, doença inflamatória intestinal, aumento das necessidades de ferro durante a gravidez e perda de sangue durante períodos menstruais intensos ou hemorragia interna.

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Seja qual for a causa, a deficiência de ferro pode resultar em sintomas desagradáveis ​​que podem afetar sua qualidade de vida, a prática de exercícios, concentração e produtividade do trabalho.

Os sinais e sintomas da deficiência de ferro variam dependendo da gravidade da anemia, da rapidez com que ela se desenvolve, da sua idade e do estado atual de saúde. Em alguns casos, as pessoas não apresentam sintomas. Mas como cuidar desse problema?

1- Converse com seu médico

Se você acha que está mostrando sinais ou sintomas de anemia, marque uma consulta com seu médico. Um simples exame de sangue confirmará se você está sofrendo deste problema.

Se for confirmada, seu médico provavelmente será capaz de tratá-lo com bastante facilidade aumentando a ingestão de ferro de sua dieta ou acrescentando suplementos de ferro.

2- Coma alimentos com ferro

Pense em sempre consumir mais alimentos ricos em ferro já como forma de prevenção, como:

  • Carne vermelha, carne de porco e aves;
  • Vegetais de folhas verdes escuras, como espinafre e couve;
  • Frutos secos, como passas e damascos;
  • Ervilhas, feijões;
  • Frutos do mar;
  • Alimentos fortificados com ferro;
  • Sementes e nozes;

Também pode ser benéfico evitar certos alimentos que podem inibir a absorção de ferro quando ingeridos em grandes quantidades. Estes incluem chá, café e alimentos ricos em cálcio, como laticínios e cereais integrais.

3- Tome suplementos de ferro se o seu médico os recomendar

Geralmente, você só deve tomar um suplemento de ferro como último recurso e se o seu médico o recomendar. Este será provavelmente um último recurso, somente se você for incapaz de restaurar seus níveis de ferro com a dieta.

Se você tomar um suplemento de ferro, tente beber suco de laranja para aumentar a absorção de ferro. Tenha em mente que existem alguns efeitos colaterais desagradáveis ao tomar suplementos de ferro.

Estes incluem dor de estômago, constipação ou diarreia, azia, náuseas e fezes negras. No entanto, esses efeitos colaterais geralmente diminuem com o tempo e dependem da dose de ferro que você toma.

Se você acha que tem anemia, converse com seu médico, que provavelmente recomendará os alimentos corretos (mais vitamina C para aumentar sua absorção do nutriente) ou possivelmente suplementos. Não deixe nunca de se cuidar!

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