BRASILRUN-LOGO-MOBILE

Eletrólitos: O que são e como pode ser repostos.

Eletrólitos: O que são e como pode ser repostos.

O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA PÁGINA

Clique na publicidade que especialmente recomendamos e apoie nosso blog. Obrigado!

Você sabe por que o suor é salgado? E o músculo, como ele sabe quando deve se contrair? Esses e outros processos têm ligação com os eletrólitos. Mas o que são eletrólitos? Como nós os perdemos e como podem ser repostos? É disso que esse texto trata.

O que são e onde atuam

Eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células e também pelos impulsos elétricos do nosso corpo, que por sua vez são importantes para os movimentos musculares, para o funcionamento de órgãos vitais e também para uma hidratação eficiente, por exemplo.

Assim, é possível chegar à desidratação mesmo bebendo água. Isso ocorre por uma combinação de fatores: baixa concentração de sódio (eliminado pelo suor e pela urina) e grande ingestão de água. Essa combinação dilui a concentração de sódio. A reação automática do organismo é eliminar água através da urina e suor, para voltar ao equilíbrio na concentração de sódio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE




Matérias Relacionadas

 Já a carência de potássio dentro das células gera outra consequência. E ela também leva à desidratação. Acontece que, para que a concentração de potássio volte ao equilíbrio, a água sai de dentro das células. Com menos água, as células têm suas funções prejudicadas. Quando reposto, o potássio funciona como uma espécie de “chave”, permitindo a entrada de água no interior das células.

 Além do sódio e do potássio, eletrólitos como magnésio, fósforo, cálcio e cloreto têm grande importância. Eles atuam no gerenciamento da pressão arterial e de pH do sangue, na reconstrução de tecidos danificados, na contração dos músculos, na hidratação, na prevenção de câimbras e na produção de energia. Assim, a presença harmônica destes seis minerais é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

PUBLICIDADE



Carência

Os eletrólitos chegam ao nosso corpo pela alimentação. Assim, uma dieta pobre em alimentos como banana, leite ou água de coco, por exemplo, pode reduzir a presença de eletrólitos em nosso corpo.

Mas o principal causador de desequilíbrio no nível de eletrólitos é a eliminação excessiva de minerais pelo suor ou urina. Esse problema ocorre principalmente com atletas, pessoas que consomem bebidas alcoólicas e idosos com mau funcionamento dos rins, entre outros. Também pode haver perda excessiva por parte de pessoas acometidas por diarreia ou vômito.

Como repor

A reposição desses elementos tão importantes pode ser feita por alimentos. A pessoa com carência de minerais deve se alimentar de forma balanceada com fontes de eletrólitos, reequilibrando sua presença no corpo.

Há também a opção de reposição via suplementos. Estes podem trazer maior variedade (incluindo zinco, cromo, manganês, selênio, molibdênio) e equilíbrio de minerais, de acordo com a necessidade do corpo. São mais práticos para o dia a dia e são mais facilmente absorvidos. Podem ainda incluir outros ingredientes importantes, como a vitamina C.

O que se deve evitar, no entanto, é o consumo de suplementos que trazem pouca variedade de eletrólitos. Ou que contenham corantes ou adoçantes artificiais.

Curtiu? Então leia aqui também sobre aplicabilidades do BCAA.

AINDA NÃO É O FIM DA LINHA. SIGA EM FRENTE.

Não pare aqui

HÁ MAIS PARA EXPLORAR

Dicas de Saúde

O que é condropatia e como solucionar?

A condropatia patelar, ou joelho de corredor, é uma condição na qual a cartilagem na superfície inferior da patela se deteriora e amolece. Esta condição

termogênico
Você Sabia?

Termogênico: O que é fato e como usar

Perder peso rápido e com saúde é um dos maiores objetivos de quem toma termogênico. Entre as estratégias mais citadas nos consultórios dos nutricionistas por

Você Sabia?

Artrite pode te tirar da corrida? Entenda.

Alguns corredores diagnosticados com artrite julgam que precisam abandonar o esporte, e, em alguns casos, eles estão certos, já que a corrida intensa causa inflamação

Juntos somamos milhares de atletas. inspire-se.

#brasilrun

QUER AJUDA?

Você pode navegar pelo nosso menu ou usar esta barra de pesquisa:

Não Vai Acontecer Em Um Dia

NÃO DESISTA SEM TENTAR