Você sabe por que o suor é salgado? E o músculo, como ele sabe quando deve se contrair? Esses e outros processos têm ligação com os eletrólitos. Mas o que são eletrólitos? Como nós os perdemos e como podem ser repostos? É disso que esse texto trata.
O que são e onde atuam
Eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células e também pelos impulsos elétricos do nosso corpo, que por sua vez são importantes para os movimentos musculares, para o funcionamento de órgãos vitais e também para uma hidratação eficiente, por exemplo.
Assim, é possível chegar à desidratação mesmo bebendo água. Isso ocorre por uma combinação de fatores: baixa concentração de sódio (eliminado pelo suor e pela urina) e grande ingestão de água. Essa combinação dilui a concentração de sódio. A reação automática do organismo é eliminar água através da urina e suor, para voltar ao equilíbrio na concentração de sódio.
Já a carência de potássio dentro das células gera outra consequência. E ela também leva à desidratação. Acontece que, para que a concentração de potássio volte ao equilíbrio, a água sai de dentro das células. Com menos água, as células têm suas funções prejudicadas. Quando reposto, o potássio funciona como uma espécie de “chave”, permitindo a entrada de água no interior das células.
Além do sódio e do potássio, eletrólitos como magnésio, fósforo, cálcio e cloreto têm grande importância. Eles atuam no gerenciamento da pressão arterial e de pH do sangue, na reconstrução de tecidos danificados, na contração dos músculos, na hidratação, na prevenção de câimbras e na produção de energia. Assim, a presença harmônica destes seis minerais é fundamental para o bom funcionamento do corpo.
Carência
Os eletrólitos chegam ao nosso corpo pela alimentação. Assim, uma dieta pobre em alimentos como banana, leite ou água de coco, por exemplo, pode reduzir a presença de eletrólitos em nosso corpo.
Mas o principal causador de desequilíbrio no nível de eletrólitos é a eliminação excessiva de minerais pelo suor ou urina. Esse problema ocorre principalmente com atletas, pessoas que consomem bebidas alcoólicas e idosos com mau funcionamento dos rins, entre outros. Também pode haver perda excessiva por parte de pessoas acometidas por diarreia ou vômito.
Como repor
A reposição desses elementos tão importantes pode ser feita por alimentos. A pessoa com carência de minerais deve se alimentar de forma balanceada com fontes de eletrólitos, reequilibrando sua presença no corpo.
Há também a opção de reposição via suplementos. Estes podem trazer maior variedade (incluindo zinco, cromo, manganês, selênio, molibdênio) e equilíbrio de minerais, de acordo com a necessidade do corpo. São mais práticos para o dia a dia e são mais facilmente absorvidos. Podem ainda incluir outros ingredientes importantes, como a vitamina C.
O que se deve evitar, no entanto, é o consumo de suplementos que trazem pouca variedade de eletrólitos. Ou que contenham corantes ou adoçantes artificiais.
Curtiu? Então leia aqui também sobre aplicabilidades do BCAA.