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Hidratação durante uma maratona. Você está fazendo certo?

Quando as pessoas falam sobre hidratação para os atletas na maioria das vezes são informações bem vagas sobre o que é, e quanto os atletas devem beber durante todo o exercício.

Sabemos que o desempenho do atleta é massivamente influenciado pela hidratação, então é bom que ele esteja sempre bem informado sobre o assunto.

Quando o corredor começa a suar, é travada uma batalha perdida contra a perda de líquidos e eletrólitos, portanto, iniciar seus treinos adequadamente hidratado pode ser extremamente benéfico.

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Quando se trata de uma hidratação correta, o atleta conta com um reservatório maior de fluido para extrair ao longo do tempo do que se estiver desidratado. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a se hidratar direito.

Dicas de hidratação para atletas.

  • NÃO beba muita água antes da corrida.
  • Beba um eletrólito mais forte na noite anterior à corrida para aumentar o volume de plasma sanguíneo.   
  • Beba outra garrafa de bebida eletrolítica mais forte cerca de 90 minutos antes de começar a aumentar seu volume de plasma sanguíneo. 
  • Termine sua bebida 45 minutos antes de sair, para dar tempo ao seu corpo para absorver completamente o que precisa e remover qualquer excesso.

Mais sobre como se hidratar corretamente.

Quanto você deve beber? Todo atleta é diferente, mas, como regra geral, pouquíssimos corredores podem beber confortavelmente muito mais do que 750 ml por hora, especialmente quando estão se exercitando.

Outro ponto importante é personalizar sua estratégia de hidratação, isso pode fazer uma diferença incrível em seu resultado, e vou explicar melhor o porquê.

Todo atleta perde uma quantidade diferente de sódio no suor, e se você não consegue substituí-lo corretamente, corre o risco de problemas relacionados à hidratação, como cãibras, desidratação e hiponatremia.

Personalizando sua estratégia de hidratação.

Tenha como prioridade a reidratação após a corrida a fim de repor os líquidos e eletrólitos perdidos no suor. Através de alimentos e bebidas certos é possível fazer um bom trabalho.  

Se você luta constantemente contra cãibras ou se sente particularmente desidratado, pode ser útil uma ingestão mais deliberada de líquidos e suplementação de sódio.

Aproveite a sua corrida ao máximo e melhore seu desempenho, não se esqueça que sua hidratação tem um papel importante nisso, personalize sempre sua estratégia, e mantenha esse foco. 

Curtiu? Então leia aqui sobre quais são os melhores alimentos para repor os eletrólitos.

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