ADVERTISEMENT
BRASILRUN-LOGO-MOBILE

Desgaste no tornozelo – O que é e como cuidar?

Desgaste no tornozelo – O que é e como cuidar?

O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA PÁGINA

Clique na publicidade que especialmente recomendamos e apoie nosso blog. Obrigado!

ADVERTISEMENT

O desgaste no tornozelo é mais comum do que muitos pensam, e o nome correto para isso é artrose de tornozelo. Se engana quem pensa que somente as atividades físicas de alto impacto provocam esse desgaste.

O problema também chega juntamente com a idade, mas existem determinados cuidados que podem amenizar ou prevenir o seu avanço. E se quer saber mais sobre como combater a esse mal, leia até o final desse artigo.

Como esse desgaste ou artrose aparece?

Diferente de vários outros problemas e lesões que vemos por aí, onde a dor é intensa, a artrose de tornozelo provocada pelo desgaste na articulações do local é mais amena, portanto tende a prejudicar a vida de muitos, principalmente dos atletas, quando não é cuidada devidamente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE




Matérias Relacionadas

Muitas pessoas que possuem artrose de tornozelo, tendem a tratar da dor apenas com analgésicos, por exemplo. Em outras palavras, ao perceber algum sintoma é fundamental que procure um médico para ter seu diagnóstico.  

A articulação do nosso tornozelo é muito importante e dela depende obviamente em primeiro lugar, o nosso caminhar e correr, além de sua função ser também essencial para que nosso eixo postural formado pelo quadril, os joelhos, e os nossos pés, estejam em harmonia.

Quais as causas mais comuns do desgaste?

As causas da aparição da artrose de tornozelo podem ser:

  • Ter sofrido várias entorses;
  • Ser desportista;
  • A presença de cistos ou crescimento ósseo anormal;
  • Transtornos autoimunes, tais como a artrose reumatoide ou a psoríase;
  • Pés planos;
  •  Idade avançada.

Sintomas da artrose de tornozelo

  • Dor ao caminhar;
  • Pressão na área;
  •  Inchaço no local;
  • Dores noturnas;
  • Quando não tratada devidamente, pode levar ao temido esporão de calcâneo.

Tratamentos para a artrose de tornozelo.

Como já mencionado aqui, o médico deve ser procurado aos primeiros sinais para orientar o devido tratamento para o seu caso. Somente um ortopedista poderá te recomendar o tratamento certo para garantir a saúde de suas articulações.

Sua saúde deve ser sempre bem cuidada, principalmente se é um corredor e deseja manter-se ativo em sua provas, portanto, não procurar seu médico para o devido tratamento afim de retardar o avanço dessa doença, pode ser fatal para sua performance.

Um dos tratamentos mais comuns é a infiltração das articulações à base de ácido hialurônico ou de corticoides. Em adição, palmilhas especiais também podem ser recomendadas, para diminuir o impacto durante o caminhar, aliviando a dor. Também existe um tratamento cirúrgico conhecido como artroscopia, que é eficaz nas fases iniciais, para corrigir a articulação mediante uma operação simples e, na maioria das vezes, bem rápida. Não deixe de cuidar de sua saúde!

Curtiu? Então leia aqui também sobre as top 5 lesões mais comuns entre corredores!

AINDA NÃO É O FIM DA LINHA. SIGA EM FRENTE.

ADVERTISEMENT

Não pare aqui

HÁ MAIS PARA EXPLORAR

Receita Beijinho Proteico De Whey Grego

Matérias Relacionadas Carboidrato antes de uma corrida longa do jeito certo. Creatina: Potencialize seu Desempenho na Corrida e Alcance Novos Paces Um docinho deixa todo

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Juntos somamos milhares de atletas. inspire-se.

#brasilrun

QUER AJUDA?

Você pode navegar pelo nosso menu ou usar esta barra de pesquisa:

Não Vai Acontecer Em Um Dia

NÃO DESISTA SEM TENTAR