BRASILRUN-LOGO-MOBILE

Vitamina D. Entendendo melhor o que é.

Vitamina D. Entendendo melhor o que é.

O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA PÁGINA

Clique na publicidade que especialmente recomendamos e apoie nosso blog. Obrigado!

A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol, mas não é tecnicamente uma vitamina. É realmente considerado um pró-hormônio, e é sintetizado através da pele em reação à exposição solar. Uma vez criada, a vitamina D age em várias células e tecidos do corpo para estimular o crescimento e a absorção de nutrientes.

Existem duas formas comuns desta vitamina, D-2 e D-3, que são muito diferentes em estrutura e função. D-2 é sintetizado através de irradiação de plantas e tem muito menos biodisponibilidade do que a sua contrapartida. O D-2 não é produzido pelo corpo humano e tem um terço da absorção que o D-3 tem, tornando-o muito menos benéfico para os seres humanos.

O D-3, por outro lado, é feito tanto pelo corpo quanto quando tomado exogenamente, e é altamente biodisponível. Para este artigo, quando a vitamina D é discutida, é em referência ao D-3 mais bioativo.

Matérias Relacionadas

O que ela faz?

A vitamina D é usada pelo cérebro, músculo esquelético, cólon, osso, coração, glândulas supra-renais e até células do sistema imunológico. Ele ajuda a regular a absorção de minerais, humor e sensibilidade à insulina, entre outros processos.

Estima-se que quase 50% das pessoas em todo o mundo tenham uma deficiência de vitamina D ou, no mínimo, uma insuficiência de vitamina D. Embora a maioria de nós tenha acesso aos raios poderosos do sol, a deficiência de vitamina D é comum quando a pele é protegida do sol ou naqueles com pigmentos mais escuros.

Quais são os perigos da deficiência de vitamina D?

Fraturas por estresse : O papel dessa vitamina na absorção de cálcio e fósforo faz com que a deficiência desse nutriente represente uma ameaça à integridade óssea. Pode ser especialmente perigoso para aqueles já propensos a fraturas por estresse e osteoporose, como corredores de longa distância, atletas do sexo feminino e idosos.

Depressão : A deficiência da vitamina também pode deixar você deprimido e talvez até mesmo entediado. Segundo a Academia Americana de Médicos de Família, 10 a 20% dos americanos podem ter um transtorno depressivo leve denominado Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Essa sensação de fadiga geral, peso e insônia, acompanhada de ganho de peso, é mais comumente diagnosticada nos meses de inverno.

Estima-se que 1 em cada 7 pessoas sofram de sintomas de depressão em algum momento de sua vida, seja por causa do TAS ou por outras causas. Alguns desses sintomas depressivos podem ser causados ​​por desequilíbrios de neurotransmissores ou hormônios. Esse importante nutriente cria um ambiente favorável para a produção de hormônios do bem-estar e pode ajudar a manter um humor saudável.

Recuperação Muscular Prejudicada: Estudos também elogiaram o efeito deste componente no músculo esquelético. Um estudo da Liverpool John Moores University descobriu que seis semanas de suplementação com 1200mcg por dia de vitamina D melhoraram a recuperação muscular nos dias após um treino duro. Se você treina duro, definitivamente vale a pena considerar tomar suplementos para ajudar a maximizar sua recuperação e diminuir sua chance de lesão.

Vale a pena notar que, apesar de não se obter vitamina D suficiente, pode levar a estas condições, a suplementação não vai à prova de balas. Pode reduzir seu risco, mas não eliminá-lo. E obter mais do que o suficiente não lhe dará nenhum benefício adicional de desempenho acima do intervalo normal. Em outras palavras, uma vez que você tenha apagado sua deficiência, qualquer vitamina D extra não continuará a ajudá-lo em sua busca para se tornar Wolverine.

Existem Algumas Formas Dietéticas?

A principal forma como os humanos obtêm vitamina D é do sol.

De acordo com o Conselho de Vitamina D, há quantidades muito pequenas dela naturalmente disponíveis nos alimentos, e não é provável que satisfaça as necessidades suficientes apenas através dos alimentos. Esses alimentos incluem gema de ovo, peixe gordo, fígado bovino, leite fortificado e suco de laranja. Infelizmente, muitas empresas alegam fortalecer alimentos com ela, mas estão simplesmente incorporando D-2, a forma quase não biodisponível. Então não acredite em todo rótulo que você leu!

PUBLICIDADE



Curtiu? Leia aqui também sobre opções veganas de proteínas existentes no mercado e na feira!

AINDA NÃO É O FIM DA LINHA. SIGA EM FRENTE.

Não pare aqui

HÁ MAIS PARA EXPLORAR

Juntos somamos milhares de atletas. inspire-se.

#brasilrun

QUER AJUDA?

Você pode navegar pelo nosso menu ou usar esta barra de pesquisa:

Não Vai Acontecer Em Um Dia

NÃO DESISTA SEM TENTAR