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Dicas de Saúde

O que é o heat stress, como tratar e evitar?

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O heat stress, como é mais conhecido, é a exaustão pelo calor e é um mal que pode ocorrer após a exposição do atleta a altas temperaturas, e ela geralmente é acompanhada de desidratação.

Sem intervenção adequada, a exaustão pelo calor pode progredir para insolação, o que pode danificar o cérebro e outros órgãos vitais e até causar a morte de um esportista.

Sintomas de heat stress

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Os sintomas mais comuns são:

_ Tontura;
– Náusea;
– Fadiga;
– Cessação da transpiração;
– Perda ou falta de habilidade e coordenação;
– Instabilidade;
– Confusão;
– Comportamento agressivo ou irracional;
– Consciência alterada;
– Colapso;
– Pele pálida, ou cinza pálida.

Tratamento para o heat stress

Se você, ou qualquer outra pessoa, tiver sintomas de exaustão pelo calor, é essencial sair imediatamente do calor e descansar, de preferência em uma sala com ar-condicionado.

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Se você não conseguir de imediato esse que seria o local mais adequado, tente encontrar o local mais fresco e com sombra. Essa medida é a principal para tratar o quadro de heat stress.

Outras estratégias recomendadas incluem:

 Beba bastante líquido, especialmente bebidas esportivas, para
substituir o sal perdido (evite cafeína e álcool).
 Remova imediatamente qualquer roupa apertada ou desnecessária.
 Tome um banho frio, ou um banho com esponja com água se for o
mais rápido no momento.
 Aplique outras medidas de resfriamento, como ventiladores ou
toalhas de gelo.

Se todas essas medidas não fornecerem alívio dentro de 15 minutos, procure ajuda médica de emergência, pois a exaustão não tratada por calor pode progredir para uma insolação.

Depois de se recuperar da exaustão pelo calor, você provavelmente ficará mais sensível a altas temperaturas durante a semana seguinte. Portanto, é melhor evitar clima quente e exercícios pesados até que seu médico lhe diga que é seguro retomar suas atividades normais.

Fatores de risco para exaustão por calor.

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A exaustão por calor está fortemente relacionada ao índice de calor, que é uma medida de quão quente você se sente quando os efeitos da umidade relativa e da temperatura do ar são combinados.

Uma umidade relativa de 60% ou mais dificulta a evaporação do suor, o que dificulta a capacidade do corpo de se resfriar, esse é um fator que pode levar ao agravamento do quando.

O risco de doenças relacionadas ao calor aumenta dramaticamente quando o índice de calor sobe, principalmente durante o verão. Portanto, é importante especialmente durante as ondas de calor prestar atenção, ese cuidar!

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Curtiu? Então leia aqui também sobre 5 maneiras de se manter hidratado no verão!

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