treinando flexões

Já ouviu falar em tabata? Já conhece essa palavra que está se tornando muito popular entre praticantes de esportes de diversas modalidades, em especial os de corrida?

Se ainda não conhece, ou nunca ouviu falar, mas gosta de esportes e está sempre em busca de melhorar sua performance, sugerimos que leia esse artigo até o final, para se informar melhor.

A Tabata, nada mais é, do que um protocolo de treinamento desenvolvido por um treinador japonês, que buscava um método para aumentar a velocidade e a potência de atletas.

É um treino intervalado de alta intensidade, que tem sido muito utilizado ultimamente por atletas do crossfit, por esse motivo. Mas saiba que também é possível adaptar o Tabata para corredores. Vamos então falar como.

Como adaptar o treino tabata para corredores?

Esse método pode ser utilizado por atletas de corrida, a fim de turbinar o treino de fortalecimento, queimar muitas calorias e trabalhar a potência muscular do atleta, em busca de uma melhor performance.

A tabata é altamente potente, tanto que o seu treino de intensidade máxima de 4 minutos tem os mesmos benefícios aeróbicos do que um treino de 60 minutos de intensidade moderada.

Com resultados tão impressionantes, o método passou a ser utilizado para o treinamento cardiovascular e de potência dos mais diversos esportes. E como falamos, pode ser muito bom também para os corredores.

Entendendo melhor.

O Tabata é muito simples de ser realizado. Basta escolher um exercício, executando os movimentos com toda a intensidade que conseguir durante 20 segundos, descansando por 10 segundos.

Após isso, volte ao trabalho, e faça oito séries, que totalizarão 4 minutos de esforço. Só aí você já sentira todos os benefícios que essa modalidade tem a oferecer em seu esporte, experimente!

tabata

Como a tabata é um método de treinamento, e não um exercício, ela pode ser usada para ajudar em qualquer tipo de esporte, não só na corrida. Só é preciso encontrar os movimentos que mais se encaixam à modalidade de esporte que você pratica.

Uma dica muito importante sobre o tabata, é que apesar de apresentar todos esses benefícios comprovados, este método somente deve ser adotado por atletas que já tenham condicionamento físico elevado.

Portanto, o acompanhamento de um profissional é super importante para garantir que o atleta aprenda o movimento da forma correta, antes de aplicar toda a intensidade possível, sem riscos e danos.

Curtiu? Então leia aqui também sobre como correr mais rápido.