Conecte-se!
evoluir da caminhada para a corrida

Você Sabia?

Como evoluir da caminhada para a corrida?

Publicidade

Muitos praticantes ativos da caminhada depois de realizar com frequência essa atividade, passam a se sentir à vontade de intensificar os treinos, e ir além, evoluindo para algo mais intenso, como a corrida.

Correr é um exercício de alta intensidade, que ao longo do tempo oferece ao atleta um ótimo preparo físico. Se você deseja passar por essa transição, é preciso entender melhor como evoluir da caminhada para a corrida.

A primeira coisa a fazer antes de se aventurar na corrida, é a compra de um bom par de tênis, pois, um calçado apropriado para essa atividade vai proporcionar um maior conforto, além de amortecer o impacto dos pés evitando lesões.

Depois é hora de os iniciantes analisarem sua condição, afinal, mesmo quem já caminha regularmente, pode apresentar dificuldades para corrida, mesmo que ela seja leve. Portanto, antes de fazer essa transição, é importante realizar alguns exames físicos.

Publicidade

A forma correta e mais segura é se consultar com um profissional, para saber se você possui algo que impeça de iniciar esse novo exercício. Se estiver tudo ok, basta montar um plano que vá de encontro aos seus objetivos na atividade, e buscar finalmente evoluir da caminhada para a corrida de forma segura.

O que pode acontecer na hora de evoluir da caminhada para a corrida.

Na transição das atividades, é normal que o corpo estranhe até se adaptar a esse novo estímulo, mas não se preocupe, afinal você é um iniciante e ainda não possui o condicionamento físico exigido, portanto pode começar aos poucos, mas não desista!

Outra coisa importante, é nunca tentar ultrapassar seus limites. Comece devagar e vá progredindo, para não sofrer lesões. Com a falta de preparo, podem surgir alguns problemas, entre outros incômodos, mas tudo isso irá mudar com muito treino ao passar do tempo.

evoluir da caminhada para a corrida
A caminhada é o primeiro passo para a corrida

Técnicas que irão ajudar na transição da atividade.

Publicidade

Evoluir da caminhada para a corrida, é uma forma que possibilita que o exercício seja menos desgastante. Em outras palavras, à medida que você aumenta o tempo de corrida, o tempo de caminhada diminui, evitando, assim, o aumento repentino de sua frequência cardíaca.

A outra técnica para evoluir da caminhada para a corrida de forma correta, é bem semelhante a anterior, mas possui algumas diferenças. Ao invés de alternar as atividades, você aumenta o ritmo da passada da caminhada. Em um determinado momento, você estará correndo e não mais caminhando.

Publicidade

Independentemente do método utilizado, o mais importante sempre, como já foi dito, é não passar dos limites e progredir devagar. É fundamental respeitar seu corpo e seu organismo para que a transição não seja algo prejudicial e só traga benefícios.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

coach de corrida coach de corrida

Coach de corrida. Quando precisamos e por quê?

Você Sabia?

Começar a correr sem segredos. Veja essas dicas!

Treinamento

grupos de corrida grupos de corrida

Grupos de corrida. O caminho certo para o iniciante.

Você Sabia?

Como ter mais fôlego na corrida sendo iniciante.

Você Sabia?

Publicidade
Publicidade
Conecte-se #BrasilRun