Conecte-se!
humor

Você Sabia?

Como se exercitar melhora o seu humor cientificamente.

Publicidade

Todos os atletas sentem melhor depois de um bom treino, isso é fato! Correr é altamente eficaz quando é preciso melhorar o humor, e a ciência explica essa conexão entre exercício e a saúde mental do atleta.

A ciência apoia uma visão universal de que, quando o atleta conclui seu treino, está com o humor nas alturas, e muitos experimentam isso em suas rotinas de treino diárias.

O treinamento faz um atleta se sentir alerta, animado, feliz, calmo, contente e relaxado. Como uma sensação incrível induzida por drogas que pode durar horas, sem efeitos colaterais adversos.

Mais sobre como melhorar seu humor através da corrida e outros exercícios.

Para saber como construir um treino para melhorar o humor, você deve começar com a compreensão de como o exercício faz o atleta de corrida se sentir melhor mentalmente.

De acordo com a ciência as endorfinas são os opioides naturais do corpo. Eles fluem em números significativos durante o esforço. Além disso, quando nosso corpo está em movimento, aumenta seus níveis de endocanabinóides.

Publicidade

Durante o exercício, uma temperatura central elevada reduz a tensão muscular e acalma o sistema nervoso. Isso transmite uma mensagem eufórica ao nosso cérebro, desencadeando esse sentimento.

Como preparar um treino que leve a esse sentimento?

Exercício aeróbico para melhorar o humor: substâncias químicas cerebrais saudáveis são melhor liberadas pelo exercício aeróbico (corrida leve a média no caso).

Duração de um treino para melhorar o humor: mesmo uma caminhada de 10 minutos melhora o fluxo sanguíneo e ajuda a recarregar e melhorar mentalmente o humor. Mas, para ver uma mudança de humor mais significativa, devemos correr por pelo menos 20 minutos.

Melhor momento para a atividade: correr de manhã nos deixa com um humor perfeito para enfrentar o dia seguinte. Mas a atividade deve ser feita em qualquer que seja a sua circunstância, independentemente da hora do dia.

Publicidade

Como já vimos seja qual for a hora que o atleta escolher ou gostar, vale a pena a prática da atividade em busca de todos os benefícios de acordo com a ciência.

Se nos exercitarmos habitualmente na mesma hora do dia e perdermos um treino, podemos remanejar esse horário. Seja flexível e valorize a consistência em horários específicos.

A capacidade da corrida para alterar nosso humor é inquestionável, assim como sua capacidade de causar impactos profundos em nossas vidas das maneiras mais surpreendentes. Bons treinos!

Publicidade

Curtiu? Então leia aqui também sobre Tabata e como é um ótimo exercício para ser feito em casa.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

minutos de corrida minutos de corrida

Quantos minutos de corrida são suficientes?

Treinamento

recuperação pós-treino recuperação pós-treino

Recuperação pós-treino. Passos simples de sucesso.

Treinamento

grupos de corrida pós covid-19 grupos de corrida pós covid-19

Grupos de corrida pós COVID-19. Como vai ser?

Dicas de Saúde

correr em jejum correr em jejum

Correr em jejum ou comer antes de treinar?

Você Sabia?

Publicidade
Publicidade
Conecte-se #BrasilRun