BRASILRUN-LOGO-MOBILE

Fuja da respiração difícil durante a corrida!

A respiração é fundamental para todos os seres humanos, pois, ela oxigena o nosso corpo. O sistema respiratório realiza a troca de gases com o ar atmosférico.

Essa prática é fundamental para os praticantes de atividades físicas, todo o oxigênio captado pelos pulmões é transformado em energia na hora de executar a corrida.

A respiração deve ser feita naturalmente, o que determina o ritmo da inspiração ou expiração, são as condições determinadas pelo tipo de treino e condicionamento do atleta.

Matérias Relacionadas

A forma de respirar pode interferir diretamente na sua performance. Durante a atividade física, o corpo precisa de uma ventilação maior, especialmente nos exercícios mais puxados.

Por isso, é preciso ter controle da respiração, para facilitar o exercício, auxiliar no aumento da resistência e evitar a fadiga. A intensidade da respiração pode tornar a hiperventilação pulmonar muito mais difícil.

Sabe aquela dor chata na lateral da barriga na hora de correr, pode ser resultado de uma má respiração, já que a falta de oxigenação do diafragma, causa a chamada isquemia local.

Isso ocorre quando o atleta está se exercitando num nível mais forte do que permite o seu condicionamento físico, e o corpo não consegue suprir a necessidade de oxigênio.

É preciso fortalecer os músculos sempre, para ajudar no processo e no movimento de respiração, como abdômen, diafragma, intercostais e paravertebrais.

O correto é respirar pelo nariz ou pela boca?

respiração

Muitos acham que é preciso inspirar pelo nariz e soltar pela boca, mas, isso vai de acordo com o ritmo do exercício. Ficar preso a uma forma de respirar pode causar falta de coordenação, fazendo o atleta se cansar mais rápido.

Fica difícil trabalhar apenas com a respiração nasal, o corredor também deve respirar pela boca em alguns casos. Encontre o seu ritmo certo e respire de acordo com o que seu corpo solicitar.

Como sei se minhaa respitrração está correta?

A respiração deve ser abdominal (diafragmática), aquela que infla a barriga e não o peitoral. Quando inspiramos, o diafragma, realiza um moviment para baixo, e pressiona o abdômen para fora.

Na expiração o diafragma realiza o movimento para cima, causando a barriga murcha. Desta forma, se oxigena o cérebro, aumentando o condicionamento físico do atleta.

Como melhorar a respiração durante a corrida?

Como falado aqui nesse artigo, na corrida não existe uma regra exata para respiração, mas o ciclo de respiração simultâneo ajuda a economizar energia e a estabelecer um ritmo respiratório.

Não importa como você irá respirar, o mais importante é sempre variar até encontrar a melhor maneira e se ajustar a ela, com o passar do tempo isso se torna automático, e só beneficiará o atleta.

Curtiu? Então leia mais aqui sobre respiração rítimica.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter

Não pare aqui

HÁ MAIS PARA EXPLORAR

mulher tomando shake com whey protein

Whey Protein – Guia completo

O Whey Protein é um alimento muito usado como suplemento e que faz sucesso entre homens e mulheres, principalmente aqueles que vão para a academia.

Você quer saber quais são os

principais tenis de corrida de 21/22?

ad_345x345
ad_970x90

..

ad_345x345
ad_970x90
ad_970x90

Juntos somamos milhares de atletas. inspire-se.

#brasilrun

quer ajuda?

Você pode navegar pelo nosso menu ou usar esta barra de pesquisa:

Não Vai Acontecer Em Um Dia

NÃO DESISTA SEM TENTAR

ad_345x345
ad_970x90