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Acabou de ser mãe? Veja como voltar para a corrida.

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Se acabou de ser mãe e está vivendo esse momento lindo, mas quer saber se pode voltar aos treinos sem se prejudicar, continue lendo o artigo até o final, e tire suas dúvidas.

Correr após ter um bebê pode ser incrivelmente libertador, e uma ótima maneira de se relacionar com o bebê, mas também pode ser perigoso para a mamãe.

Por isso, todas as informações são validas em busca do melhor para a atleta que acabou de ser mãe, e quer passar por esse período especial sem abrir mão de seus treinos.

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Cuidados antes da mãe voltar a correr.

Antes de tudo é preciso respeitar o tempo adequado para retomar a prática, e esse tempo pode variar de acordo com as condições de cada mãe, uma boa conversa com seu médico pode ajudar.

Outra coisa importante é o fortalecimento do núcleo da atleta que acabou de ser mãe, incluindo o assoalho pélvico, antes de retornar a atividades de alto impacto, como correr.

Se não der ao seu corpo tempo suficiente para formar um núcleo forte depois de ter seu bebê, poderá sentir dores nas costas, dor na cintura pélvica, incontinência urinária, disfunção do assoalho pélvico, entre outros.

mãe

Antes de correr, as mulheres que passaram pela gestação precisam passar por um programa de fortalecimento do assoalho pélvico e do núcleo (isso normalmente envolve exercícios como contrações do assoalho pélvico, fortalecimento lombar, fortalecimento abdominal, etc.)

Um programa de corrida e caminhada também pode ser uma boa maneira de voltar à corrida pós-bebê, pois, facilitará o seu corpo a voltar a esse tipo de movimento.

Incorporando o bebê na corrida.

Você mãe atleta pode incorporar o seu bebe na corrida, de forma com que ajude em seu retorno, por exemplo, se o seu bebê tiver um sono maior durante o dia, use esse tempo para a corrida.

Correr na esteira enquanto o bebê tira uma soneca ou caminhar morros íngremes com o bebê no carrinho até que ele seja grande o suficiente para correr, também pode ser uma boa ideia.

Mas a mãe corredora não tem apenas o tempo curto de treinos para se preocupar. Os cuidados com a sua alimentação e hidratação devem ser redobradas nessa fase de sua vida.

Pois, durante o processo de lactação em que passa nesse período pós parto, a mulher chega a produzir 700 ml de leite, o que representa um grande esforço orgânico, e existe a necessidade de se cuidar em todos os sentidos.

Curtiu? Então leia aqui também sobre quais as lesões que mais afetam as mulheres.

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