Conecte-se!
mulheres

Para as Meninas

Quais lesões mais afetam as mulheres?

Publicidade

Existem lesões que são mais comuns nas atletas do sexo feminino, e isso porque as mulheres sofrem muito mais com lesões em corrida do que os homens. Em outras palavras, o segredo está na mecânica do corpo das mulheres.

Separamos esse artigo para falar sobre as lesões que mais afetam as mulheres corredoras. Se deseja saber mais sobre o assunto acompanhe até o final.

5 lesões que mais afetam as mulheres corredoras.

mulheres
  • Joelho do corredor.

A síndrome da dor femoropatelar, ou “joelho do corredor”, é a irritação da cartilagem na parte inferior da rótula. Cerca de 40% das lesões de corrida são lesões no joelho.

E para começar nossa lista, saiba que as corredoras sofrem muito mais dores no joelho. Normalmente isso ocorre durante ou após longas corridas. Por isso, todo cuidado é pouco nessa hora.

  • Tendinite de Aquiles.

O tendão de Aquiles conecta os dois principais músculos da panturrilha à parte posterior do calcanhar. Sob muito estresse, o tendão aperta e fica irritado, causando a tendinite.

Publicidade

E o problema tem um número muito elevado de lesões entre as atletas de corrida, sendo as mulheres sempre mais afetadas. E isso porque as corredoras têm uma resistência diferente se tornando mais vulneráveis.

  • Fasciíte plantar.

É verdade que nossos pés absorvem uma força várias vezes maior noss peso corporal. A inflamação de tendões e ligamentos que vão do calcanhar ao dedos dos pés é uma queixa comum entre corredores.

A dor normalmente parece uma dor maçante, ou uma contusão ao longo do arco, ou na parte inferior do calcanhar. E geralmente é a pior das lesões que afetam em larga escala as mulheres.

  • 4- Síndrome do estresse tibial medial ou “dores nas canelas”.

Normalmente, resultando em dor no interior da canela, essa condição é clássica associada aos corredores. Portanto, com mulheres existe uma prevalência um pouco mais alta que os homens.

Corredores menos experientes são mais propensos a esse problema, e vamos explicar melhor porque isso acontece, tanto com o sexo masculino quanto com o feminino.

Publicidade

Novas evidências científicas explicam que essa condição se deve ao estresse repetido na frente da tíbia, que desaparece gradualmente à medida que o osso engrossa quando o iniciante se acostuma ao impacto.

  • 5- Fraturas por estresse.

Uma atividade simples como a nossa querida corrida, pode resultar em fraturas por estresse, pois, sua carga repetitiva pode superar a força de ossos normais.

As fraturas por estresse são mais comuns em corredoras de alta intensidade e naquelas com pés arqueados altos ou músculos da panturrilha tensos. Portanto, se cuide, e não deixe nenhum desses problemas atrapalharem sua performance!

Publicidade

Curtiu? Então leia aqui também sobre porquê a osteoporose ataca mais as mulheres.

Junte-se ao grupo de corredores que mais cresce no Brasil!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caminhar pode causar lesões caminhar pode causar lesões

Caminhar pode causar lesões? Conheça as mais comuns.

Treinamento

cinta de joelho cinta de joelho

Cinta de joelho para correr. Quando se deve usar?

Dicas de Saúde

coach de corrida coach de corrida

Coach de corrida. Quando precisamos e por quê?

Você Sabia?

VO2Max VO2Max

O que é o VO2 Max e como melhorar?

Você Sabia?

Publicidade
Publicidade
Junte-se ao grupo de corredores que mais cresce no Brasil!

Conecte-se #BrasilRun
Junte-se ao grupo de corredores que mais cresce no Brasil!