Muitas pessoas pensam que a corrida e o yoga são totalmente opostos, e que não existe uma maneira possível de haver combinação entre essas duas práticas. 

Mas esse fato não deve ser levado em consideração, visto que os efeitos do Yoga nos corredores são extremamente benéficos, contribuindo diretamente em sua performance.

O yoga pode ser iniciado em qualquer idade, independentemente da condição física. Em outras palavras, os corredores, especificamente, têm uma quantidade enorme de ganhos ao adicionar o yoga a sua rotina. Veja!

Benefícios do yoga para atletas de corrida.

Correr pode causar lesões devido à sua natureza repetitiva e aos desequilíbrios musculoesqueléticos. No nível físico, o yoga restaura o equilíbrio e a simetria do corpo, tornando-o o complemento perfeito para a corrida.

Os corredores costumam ser atraídos pelo yoga para lidar com questões específicas, como melhorar a flexibilidade ou ajudar com uma lesão, em resumo, muitos se rendem depois de conhecer todos os seus benefícios.

Portanto, vamos dar uma olhada mais específica nos efeitos dessa prática, tanto físicos quanto mentais.

Efeitos físicos e mentais do yoga para os corredores.

Flexibilidade – O yoga traz uma maior flexibilidade, alongando os músculos que estão tensos, diminuindo a rigidez, e isso resulta em uma maior facilidade dos movimentos, reduzindo muitas dores incômodas.

Melhora da postura do atleta – O fortalecimento da parte superior do corpo e do núcleo ajuda a melhorar a postura durante as atividades diárias e principalmente durante a corrida.

Equilíbrio biomecânico – O uso excessivo de alguns músculos e a subutilização de outros criam desequilíbrios musculares, e para os corredores, os desequilíbrios biomecânicos acabam levando a dores e lesões, e o yoga ajuda na busca desse equilíbrio.

Trabalho de todos os sistemas do corpo – Todos os sistemas do corpo além dos grupos musculares são trabalhados, incluindo os sistemas cardiovasculares, respiratório, esquelético e endócrino.

Melhora da respiração –   A capacidade aprimorada de respiração do pulmão é de primordial importância para os corredores, uma vez que a respiração ensinada no yoga aumenta a capacidade pulmonar, a prática acaba por aumentar a resistência e o desempenho do atleta.

Energia positiva – Além da melhoria de vários aspectos físicos, essa prática ainda proporciona um verdadeiro detox mental, estimulando sempre as energias positivas, o que também faz a diferença em sua performance.

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