BRASILRUN-LOGO-MOBILE

Síndrome da banda iliotibial. Entenda mais sobre o problema.

Síndrome da banda iliotibial. Entenda mais sobre o problema.

O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA PÁGINA

Clique na publicidade que especialmente recomendamos e apoie nosso blog. Obrigado!

Qualquer problema que cause dor e te tire das pistas é terrível, certo? Por isso é tão importante entender o que é, o que causa e como tratar. Assim, você volta a ativa o quanto antes!

A síndrome da banda iliotibial é um problema de saúde que causa dor na parte externa do joelho. Atletas, em especial os de corrida de longa distância ou iniciantes em exercícios, são os mais afetados pelo problema.

Os ossos da articulação do joelho são o osso da coxa (fêmur), a tíbia (tíbia) e a rótula (patela). A banda iliotibial é uma banda de tecido forte e grosso que desce pela parte externa da coxa. Ela se estende desde os ossos do quadril até o topo da tíbia.

Quando você dobra e estende sua perna, essa faixa se move sobre a borda externa inferior da coxa. Entretanto, com a flexão e extensão repetidas do joelho, esse movimento da banda iliotibial pode irritar os tecidos circundantes, causando dor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE




Matérias Relacionadas

O que causa a síndrome da banda iliotibial?

Os pesquisadores ainda estão debatendo a causa exata da síndrome da banda iliotibial. A dor pode resultar diretamente da fricção conforme ela se move sobre a borda externa inferior do osso da coxa.

Ou seja, isso pode também causar inflamação nos ossos, tendões e pequenos sacos cheios de líquido na área. A banda iliotibial também pode comprimir anormalmente o tecido abaixo dela, causando dor. O que está claro e que as flexões e extensões repetitivas do joelho são de responsáveis ​​pela síndrome.

PUBLICIDADE



síndrome da banda iliotibial

Quem corre risco de desenvolver a síndrome da banda iliotibial?

A síndrome da banda iliotibial além de afetar os corredores de longa distância, também pode acontecer com outros esportes, como ciclismo, esqui, remo ou futebol. Se você é corredor, portanto, pode ter maior probabilidade de desenvolver a síndrome se:

  • treinar em terreno irregular ou em declive;
  • treinar com sapatos gastos;
  • correr muitas milhas por dia;
  • treinar em clima frio.

Sintomas

A síndrome da banda iliotibial causa dor na parte externa do joelho. Pode afetar um ou ambos os joelhos. A dor é uma sensação muito ruim e ardente que às vezes se espalha da coxa até o quadril.

Você pode notar essa dor apenas quando faz exercícios, especialmente durante a corrida. A dor tende a piorar imediatamente depois que você bate com o pé, e pode começar perto do final do treino.

À medida que a condição piora, sua dor pode começar mais cedo e continuar mesmo depois que você parar de se exercitar. As atividades que podem piorar sua dor incluem subir e descer escadas.

Seu médico pode sugerir várias estratégias de tratamento diferentes para ajudar a aliviar seus sintomas. Dependendo do caso pode ser útil trabalhar o problema com um fisioterapeuta, para que seja contornado o problema.

AINDA NÃO É O FIM DA LINHA. SIGA EM FRENTE.

Não pare aqui

HÁ MAIS PARA EXPLORAR

melhores movimentos de ioga para corredores
Treinamento & Performance

5 melhores movimentos de ioga para corredores.

Descubra os 5 melhores movimentos de ioga para corredores e como eles podem ajudar a melhorar sua performance e prevenir lesões. Pratique regularmente e sinta os benefícios!

Juntos somamos milhares de atletas. inspire-se.

#brasilrun

QUER AJUDA?

Você pode navegar pelo nosso menu ou usar esta barra de pesquisa:

Não Vai Acontecer Em Um Dia

NÃO DESISTA SEM TENTAR