ADVERTISEMENT
BRASILRUN-LOGO-MOBILE

Lesão no quadril. Sintomas e como recuperar.

Lesão no quadril. Sintomas e como recuperar.

O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA PÁGINA

Clique na publicidade que especialmente recomendamos e apoie nosso blog. Obrigado!

ADVERTISEMENT

Correr exige esforço por parte dos atletas. Os músculos responsáveis pela sustentação e articulação do quadril, são diretamente envolvidos nos movimentos da corrida, portanto, não é incomum que a prática do esporte possa ocasionar dores na região do quadril.

Porém, se está sentindo dores é preciso estar atento para saber se isso é em decorrência de uma dor muscular ou se trata de uma lesão no quadril, quadro mais grave. Um exemplo de lesão é a bursite trocantérica, inflamação que acomete a bursa localizada na parte superior do fêmur do atleta.

A bursite nada mais é, do que um processo inflamatório que ocorre na bursa, que é uma bolsa pequena cheia de líquido, localizada em pontos do nosso corpo onde acontecem atrito dos ossos com músculos e tendões ao nos movimentarmos.

Afinal, quando corremos sua função é justamente reduzir esse atrito, e no caso da bursite trocantérica, por exemplo, a inflamação ocorre na bursa situada na face posterior do trocânter maior do fêmur. Uma proeminência óssea encontrada na altura do nosso quadril.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE




Matérias Relacionadas

Entre as principais causas da bursite trocantérica, que é o caso mais grave, estão o excesso de exercícios que demandam ação dos músculos do quadril, a falta de coordenação entre esses músculos, ou um forte traumatismo no local, por exemplo.

lesão no quadril

Diagnóstico e prevenção de uma possível lesão no quadril.

O principal sintoma da lesão no quadril, ou seja, da bursite trocantérica é uma dor localizada na lateral, que piora quando há movimentação. Mas também quando o local é apertado com as mãos, ou até mesmo se o atleta se deita sobre a região lesionada.

Entretanto, o sintoma pode ser confundido. Ou seja, para o diagnóstico correto deve-se procurar um médico e relatar o problema quanto antes, para saber a causa real. Alguns exames como radiografia e ressonância magnética, por exemplo, podem ser solicitados pelo profissional.

Sabemos que a prevenção é sempre o melhor caminho. Em outras palavras, se o atleta quiser evitar esse tipo de problema deve sempre contar com a orientação de um profissional nos treinamentos. Este deve ajudar para que realize exercícios específicos para fortalecimento e alongamento da musculatura dos membros inferiores.

Como se tratar e se recuperar?

O tratamento e a recuperação para a lesão no quadril são feitos através da fisioterapia, que ajudará a diminuir a dor e a inflamação no atleta, com exercícios ou rolos de liberação miofascial. Portanto, caso a dor e a inflamação persistam, o médico pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios, para diminuir os incômodos.

As Intervenções cirúrgicas são muito raras nos casos de lesões no quadril. Exercícios de propriocepção específicos também podem ser usados para recuperar a coordenação muscular antes do retorno do atleta aos treinos.

AINDA NÃO É O FIM DA LINHA. SIGA EM FRENTE.

ADVERTISEMENT

Não pare aqui

HÁ MAIS PARA EXPLORAR

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
melhores snacks
Comer Bem

Melhores snacks para evitar comer demais

Mesmo em momentos de pandemia e isolamento social, precisamos cuidar de nossa saúde, e manter uma alimentação adequada e saudável. Quando estamos passando por alguma

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Juntos somamos milhares de atletas. inspire-se.

#brasilrun

QUER AJUDA?

Você pode navegar pelo nosso menu ou usar esta barra de pesquisa:

Não Vai Acontecer Em Um Dia

NÃO DESISTA SEM TENTAR