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O que é o VO2 Max e como melhorar?

Foto: WavebreakMediaMicro - stock.adobe.com
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Vamos falar nesse artigo sobre um assunto bem conhecido dos atletas de corrida. Afinal, todos buscam melhorar seu condicionamento sempre.

O valor do VO2 Max (máximo) é uma medida usada para avaliar o condicionamento físico de um atleta. Essa medida traduz a capacidade que o corpo do atleta tem de captar o oxigênio da atmosfera e fazer com que ele chegue aos músculos durante os treinos. Em outras palavras, quanto maior for a capacidade de pegar esse oxigênio e fazê-lo chegar aos seus músculos, melhor.

Mas, vamos ver ao longo do artigo que isso vai depender da capacidade respiratória, circulatória e do nível de treinamento do atleta. O VO2 Max também está relacionado a outros benefícios para a saúde, além de atuar em um melhor condicionamento físico no atleta.

VO2 Max, como posso medir?

O VO2 em maratonistas mais experientes chega em torno de de 70 mL/kg/min, mas isso pode variar. Um exemplo é que pessoas que são sedentárias, podem melhorar seu VO2 Max mais rápido, do que as que praticam atividade física regularmente.

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Apesar de melhorar seu rendimento de uma forma geral, o fator determinante dessa medida está relacionado com a genética do indivíduo. Por isso, certos atletas conseguem aumentar seu VO2 Max em pouco tempo de treino.

VO2 Max

Outros fatores também ajudam a determinar esse índice, e isso está diretamente relacionado com a idade da pessoa, sua etnia, composição corporal, nível de treino e tipo de exercício que vem sendo realizado.

Para medir o VO2 Max o teste realizado é chamado de ergoespirometria que é realizado numa esteira ou bicicleta ergométrica. Esse teste é solicitado pelo cardiologista ou médico do esporte para avaliar atletas até mesmo em questões de saúde.

Como aumentar esse índice de condicionamento?

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Agora chegamos ao ponto final do nosso artigo, que é como podemos aumentar o tão necessário VO2 Max no atleta de corrida. Para isso acontecer o fator determinante é aumentar o seu treino físico.

Essa estratégia ajuda a melhorar o condicionamento físico, fazendo com que o seu corpo absorva melhor o oxigênio usando-o sempre da melhor forma possível, evitando assim as temidas fadigas.

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O treino forte ajuda muito a aumentar a taxa de VO2 no atleta, mas não é recomendado para os iniciantes na corrida. Outra opção é a realização de treinos intervalados de alta intensidade, mas tudo deve ser feito com a ajuda de um profissional da área, bons treinos!

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