O pace é algo fundamental para sua performance como corredor, e quem já está nesse universo da corrida há um tempo sabe deste importante fator, mas e o corredor iniciante? Vamos explicar de maneira bem simples para que possa aplicar mais este conhecimento na sua rotina e a cada dia chegar mais perto dos seus objetivos!
Em primeiro lugar, o pace nada mais é do que o ritmo de corrida de um atleta e, como já foi reforçado, é importante que cada corredor conheça bem o seu para chegar longe.
Qual o melhor pace para minha performance?
A verdade é, que quanto mais baixo o seu pace, ou o seu ritmo como preferir, melhor para você.
Mas aprender a medir a velocidade média em sua corrida em minutos por quilômetro pode ser ainda meio complicado para alguns e diminuir o seu pace sem essa informação fica praticamente impossível.
Para isso, existem algumas calculadoras na internet e aplicativos bem legais que podem te ajudar nessa missão. Mas caso você prefira o jeito mais tradicional para descobrir o seu pace, basta dividir os minutos gastos durante o seu treino pelos quilômetros que percorreu.
É sempre muito importante se conhecer para aprimorar o seu desempenho como atleta. Com o seu ritmo definido, por exemplo, você não irá gastar mais energia do que deveria. Então, depois de conhecer o seu pace, se quiser aprender a diminui-lo, acompanhe até o final!
Como diminuir o meu pace?
Para diminuir o seu ritmo e otimizar sua energia é preciso ter um excelente condicionamento físico, portanto, a dica é recorrer a musculação e outros diferentes exercícios que trabalhem o seu corpo, a fim de gerar fortalecimento principalmente das pernas.
O fortalecimento muscular é o principal fator para a melhoraria do seu desempenho e aliado a ele está um treinamento voltado para suas metas, que vise o aperfeiçoamento de sua resistência, postura e até mesmo a sua pisada.
Sempre bom lembrar que mais importante do que tudo isso é saber respeitar seus limites. Com muito treino e dedicação, você irá alcançar o pace perfeito para sua corrida.