Conecte-se!
palatinose

Você Sabia?

Palatinose. O que é e quais seus benefícios

Publicidade

A Palatinose, também conhecida como isomaltulose, apresenta propriedades especiais para resolver um problema comum entre os atletas que treinam intensamente: o fornecimento adequado de energia, tanto no desempenho físico como mental. Como carboidrato de baixo IG, a palatinose fornece a “energia do carboidrato” em uma base constante e por um período de tempo mais longo. Uma oferta de energia contínua não é importante somente para atletas profissionais, mas para todos aqueles que desejam ter mais energia física e mental por mais tempo.

Para que os músculos possam ter o maior desempenho, eles necessitam de combustível suficiente em forma de carboidratos. Antes, se pensava que apenas a quantidade de carboidratos era importante. Agora, a atenção está cada vez mais voltada ao tipo de carboidrato, fazendo-se uma distinção entre carboidratos “rápidos e com curta ação” e os mais desejados “lentos e com ação prolongada”.

Carboidratos com um alto IG (índice glicêmico) são facilmente absorvidos e entram na corrente sanguínea com rapidez, elevando o nível de açúcar no sangue de forma repentina. Por outro lado, o declínio tem a mesma rapidez, resultando na queda do nível de açúcar no sangue. Quando isso acontece, o organismo mobiliza sua própria glicose e rapidamente acessa seus valiosos estoques de glicogênio. Um esgotamento antecipado das reservas de glicogênio pode causar uma fadiga repentina, perda da concentração e do desempenho, devido a uma concentração insuficiente de glicose no sangue.

Palatinose e atividade física

Publicidade

Alguns estudos analisaram o potencial da liberação lenta e sustentada de energia de carboidratos a partir da isomaltulose em comparação com outros carboidratos ingeridos, e encontraram taxas mais elevadas de oxidação de gordura em atividades de resistência com o seu uso, uma vez que esta substância auxilia na preservação de glicogênio.

Desempenho cognitivo

A liberação constante de glicose a partir da isomaltulose possui vantagens particulares também para o cérebro. Vários estudos comparando a isomaltulose com carboidratos de maiores índices glicêmicos, quando administrados no café da manhã por crianças saudáveis, adultos de meia-idade e adultos idosos, mostram melhorias no humor e na memória.

Palatinose e a perda de peso

Publicidade

Os carboidratos e as gorduras são as fontes de energia mais importantes em repouso e durante o exercício, e o organismo possui um metabolismo distinto para alternar entre o uso dessas substâncias. Uma das formas de fazer o corpo usar mais a gordura como fonte de energia é o uso de alimentos com baixo IG na dieta, ou seja, alimentos que não aumentam o índice de açúcar no sangue. Tem sido demonstrado que a oxidação de gordura aumenta após o consumo de alimentos com baixo IG, comparado com uma refeição com um elevado IG.

Melhorias para o controle da glicemia

De acordo com o consenso de pesquisadores da International Carbohydrate Quality Consortium, o consumo em longo prazo de uma dieta com carboidratos com reduzido teor glicêmico e insulinêmico favorece a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e sobrepeso.

Publicidade

Em pessoas com diabetes, a ingestão antes do exercício físico de isomaltulose, em vez de glicose, resultou em melhorias no controle glicêmico, proteção contra a hipoglicemia, e manutenção de performance na corrida.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

amenorreia amenorreia

Amenorreia. O que as corredoras devem saber.

Para as Meninas

comer antes de correr (1) comer antes de correr (1)

Comer antes de correr. Quanto tempo de intervalo?

Comer Bem

Rolo de liberação miofascial. Como usar corretamente?

Você Sabia?

melhores exercícios para complementar a corrida melhores exercícios para complementar a corrida

Melhores exercícios para complementar a corrida

Treinamento

Publicidade
Publicidade
Junte-se ao grupo de corredores que mais cresce no Brasil!

Conecte-se #BrasilRun
Junte-se ao grupo de corredores que mais cresce no Brasil!