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Você Sabia?

Rolo de liberação muscular realmente funciona?

Attractive young African male athlete relaxing leg muscles after gym workout, using foam roller. Athletic handsome man resting after exercising, using foam roller. Relaxation, pain relief concept
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Para quem não conhece, o rolo de liberação muscular é uma forma de aplicar seu próprio peso corporal a um cilindro de espuma, usando pequenos movimentos ondulatórios repetitivos para exercer pressão sobre o músculo e soltar o mesmo.

É muito usado por atletas profissionais e hoje em dia também é muito difícil entrar em uma academia sem tropeçar em alguém usando um rolo destes. Atualmente, os rolos de espuma são acessórios indispensáveis ​​para alguns atletas devido a seus benefícios. Mais quais são afinal?

Segundo especialistas apoiados em diversas evidências científicas, a prática do uso do rolo, especialmente em atletas, promove uma melhoria significativa de suas performances.

Quando o rolo de liberação muscular deve ser usado?

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A maioria das pessoas entende que o alongamento antes do exercício é muito importante, pois ele melhora a flexibilidade do atleta. Mas uma desvantagem é que muito alongamento, significando em mais de 60 segundos enfraquecerá os músculos e poderá prejudicar todo o seu treino.

Aí entra a vantagem de se usar o rolo de espuma. Ele melhora a flexibilidade de forma similar ao alongamento, mas com o benefício de não prejudicar a força. A liberação muscular também pode melhorar o desempenho do atleta se combinado com o alongamento.

Young male cyclist athlete training and doing workout with barrel on gym mat

O rolo também se mostrou promissor como uma forma de se recuperar do exercício, reduzindo a dor muscular. Como a dor pode prejudicar gravemente a função muscular saudável, gerenciar esse problema pode ajudar os corredores a terem um melhor desempenho em seus treinos. 

Muitas pesquisas relatam os efeitos imediatos e de curto prazo do rolo de liberação muscular e embora saibamos de seus benefícios antes e depois do exercício para complementar seu programa de treinamento, não podemos dizer com certeza se esses benefícios continuarão no futuro.

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E embora tenha sido demonstrado anteriormente que esse acessório não tem efeito negativo no desempenho atlético a curto prazo, ainda não se tem certeza de que não há efeitos prejudiciais a longo prazo se for usado de forma incorreta ou por longos períodos.

Por isso antes de introduzir esse acessório a sua rotina de treinos em busca de um melhor desempenho em sua performance, tenha uma conversa franca com um profissional para esclarecer todas as dúvidas a respeito do seu uso! 

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