Conecte-se!

Comer Bem

Whey Protein ou hipercalórico: qual a melhor opção?

Publicidade

Tirar só dos alimentos todas as calorias ou proteínas que seu corpo precisa para crescer não é fácil. Mas aí vem a dúvida: tomar hipercalórico ou whey protein? Quando o objetivo é a hipertrofia, muita gente fica na dúvida entre esses dois suplementos importantes.

Esses dois tipos de suplementos favorecem e potencializam o ganho muscular se utilizados corretamente, mas é importante saber que eles atuam de maneiras completamente diferentes.

E como então saber qual dos dois é o ideal para você? Veja na matéria abaixo a diferença de cada um e entenda melhor.

As principais vantagens do Whey Protein:

Ele auxilia as pessoas a estimular melhor os seus músculos durante exercícios de musculação como nenhum outro produto, já que o Whey é um alimento à base de proteína que mais rápido é absorvido pelo corpo humano. Uma vez consumido, a proteína do suplemento é quebrada e transformada em aminoácidos rapidamente. Então, passa a circular dentro do seu sangue. Em alguns minutos, portanto, o sangue os leva para o tecido muscular, onde os aminoácidos vão potencializar a síntese de proteína.

Dessa forma, esses nutrientes auxiliarão no crescimento da massa muscular e na recuperação do corpo após um treino.

Do que é feito um hipercalórico? Quais os seus benefícios?

Os suplementos hipercalóricos são compostos por proteínas de alto valor biológico, lipídios (como ômega-3 e ômega-6), vitaminas e, em alguns casos, sais minerais, sendo o componente principal dos hipercalóricos, o carboidrato. Seja os simples, os complexos ou ambos, os carboidratos sempre estão presentes em grande quantidade.

Entre as suas várias vantagens, podemos destacar:

– Aumento do peso graças ao ganho de gordura e de massa magra;
– Melhoria no balanço energético da dieta;
– Auxílio no ganho e na reconstrução da massa muscular;
– Melhoria no desempenho durante os treinos.

Qual a melhor maneira de tomar hipercalórico?

Normalmente comercializado na forma de pó e consumido junto com água, suco, shakes ou vitaminas de frutas, o suplemento hipercalórico pode ser ingerido antes e depois do treino de musculação.

A recomendação de consumo é de que ele seja consumido com algum alimento que não tenha alto valor nutricional.

Para quem o hipercalórico é indicado?

– Ectomorfos (Biotipo de uma pessoa que apresenta um aspecto magro, com menor quantidades de gorduras corporal). 
– Atletas de resistência
– Atletas de atividades muito intensas

Entenda um pouco mais sobre os Hipercalóricos:

Os hipercalóricos são uma boa opção para quem pratica atividades de longa duração ou que são intensas. Porque desta maneira, além de te ajudar a recuperar as calorias gastas, nesses casos, atua como um potente energizante. Se o seu tipo físico pode ser classificado como ectomorfo (caracterizado pelo baixo peso e por dificuldades de ganhar massa muscular), o hipercalórico também é indicado.

Também indicado para os iniciantes com dificuldade em consumirem o que precisa para garantir um aporte calórico positivo (ingestão de calorias maior que o gasto). Ele auxilia também as pessoas com um metabolismo muito rápido e que realizam a queima de calorias com mais intensidade.

Publicidade

Dessa forma, mesmo que o seu corpo “não colabore” com a busca pelos músculos dos sonhos, o suplemento hipercalórico dará o suporte necessário.

Contraindicações e efeitos colaterais dos hipercalóricos:

É sempre importante lembrar que, assim como outros suplementos, o uso dos hipercalóricos deve ser feito apenas após a consulta com um nutricionista. Ele vai saber indicar qual a quantidade ideal de calorias que o seu corpo precisa de acordo com a sua rotina de treinos.

Como cada fabricante tem uma quantidade própria de calorias e nutrientes, ingerir uma quantidade incorreta irá prejudicar os seus resultados.

Além disso, a grande quantidade de calorias pode levar a um grande aumento de gordura corporal, quando consumido de forma errada e com isso, pode levar a outros problemas de saúde.

Além disso, os carboidratos em excesso podem causar o chamado “efeito rebote” e hipoglicemia, que podem causar queda de rendimento durante os treinos, mal-estar e até desmaios.

Portanto, saber como consumir e quais os riscos a serem prevenidos permite que o atleta possa efetuar a sua rotina de treinos sem medo de enfrentar algum problema ou imprevisto.

Afinal, qual é melhor: hipercalórico ou whey protein?

Como mostrado acima, cada suplemento é indicado em determinadas situações ou para determinadas pessoas – podendo, em alguns casos, ser recomendados juntos.

O hipercalórico é mais indicado nos seguintes casos:

Pessoas com dificuldade em ganhar massa muscular e que precisam de uma maior quantidade de calorias.

Pessoas que treinam duas vezes por dia (ou mais), pois o suplemento contém uma grande quantidade de carboidrato e ajuda na ressíntese de glicogênio.

Pessoas que têm um gasto calórico muito alto por causa da prática de atividades físicas intensas.

Já o Whey Protein:

Publicidade

É mais adequado para auxiliar o atleta a ganhar a sonhada musculatura bem definida, portanto é mais indicado para as seguintes situações:

Manter a massa muscular já conquistada e prevenir a perda de massa muscular

Pessoas que buscam a definição corporal e/ou que estão em uma dieta mais restrita em carboidrato. A pessoa deve levar em consideração o tipo de Whey, no caso.

Para substituir o consumo do hipercalórico quando o peso ideal é atingido. 

Para quem quer perder massa gorda, pois favorece o ganho de massa muscular, o que acelera o metabolismo.

Ele também ajuda a aumentar força muscular, melhorar o desempenho físico, recuperação muscular e colabora até para a saúde dos ossos.

Para a maioria dos atletas, hipercalóricos são fundamentais no período de bulking.

Publicidade

Já o whey protein em outros momentos – incluindo o cutting – permitindo bons e rápidos resultados.

Mas mesmo com toda essa informação que demos, a melhor resposta para a pergunta do título será por um nutricionista que avalie suas necessidades físicas específicas.

Curtiu? Então leia aqui também sobre os perigos de se tomar suplementos sem orientação certa.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caminhada caminhada

Caminhada até a vacina do COVID chegar. É seguro?

Você Sabia?

melhores chás para emagrecer melhores chás para emagrecer

Os melhores chás para emagrecer! Conheça.

Comer Bem

grupos de corrida pós covid-19 grupos de corrida pós covid-19

Grupos de corrida pós COVID-19. Como vai ser?

Dicas de Saúde

VO2Max VO2Max

O que é o VO2 Max e como melhorar?

Você Sabia?

Publicidade
Publicidade
Conecte-se #BrasilRun