BRASILRUN-LOGO-MOBILE

Dores na parte inferior da perna. 6 causas comuns.

Dores na parte inferior da perna. 6 causas comuns.

O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA PÁGINA

Clique na publicidade que especialmente recomendamos e apoie nosso blog. Obrigado!

Dores, sejam onde for, são sempre muito incômodas. Mas para os atletas de corrida que estão sempre em movimento, elas podem causar maiores transtornos.

Sejam lesões sérias ou não, qualquer coisa que nos tire das pistas, já é motivo de stress. Exagero na frequência, movimentos errados, sobrepeso, podem ser alguns dos exemplos de fatores que ajudam no aparecimento de dores na parte inferior da perna.

Mas para tudo há uma solução e é aí que entra o conhecimento. Entender seu corpo e os sinais que ele dá, por exemplo, já é meio caminho andado para brecar uma lesão antes que ela se torne mais séria. Portanto, vale muito a pena se informar e conhecer causas e soluções para algumas dores.

Por isso, separamos aqui em nosso artigo as 6 causas mais comuns para dores na parte inferior da perna, e algumas dicas de como se prevenir.

Matérias Relacionadas

Causas mais comuns para dores na parte inferior da perna

1- Cãibras.
Uma das principais causas da dor na parte inferior da perna é a cãibra muscular, que geralmente parte para a dor aguda à medida que os músculos das pernas se contraem, formando um nódulo visível e duro sob a pele.

2- Lesões.
As dores nas pernas também podem ser sinal de lesão, que pode ir além de
apenas uma tensão muscular, por exemplo. Uma lesão comum, é a que acontece quando as fibras musculares se rompem como resultado do excesso de exercício.

Outro exemplo é a inflamação de um tendão, ou tendinite. Quando inflama, pode dificultar a movimentação da articulação afetada. Também pode ocorrer a bursite do joelho, quando há uma inflamação no nessa parte.

dores na parte inferior da perna

3- Flebite
Pernas inchadas, doloridas, e avermelhadas, podem ser sinal de flebite,
ou seja, uma inflamação na parede das veias, que ficam endurecidas devido à coagulação do sangue. É causada normalmente pelo fluxo do sangue mais lento.

4- Tendão de Aquiles
Se o tendão de Aquiles se rompe, pode-se sentir um estalo e uma pressão, seguida de uma dor aguda imediata na parte traseira do tornozelo e da perna. Como consequência, atividades como caminhar e correr podem ser prejudicadas.

5- Dor ciática.
Uma das dores mais comuns que conhecemos nesse problema é a dor ciática, que irradia ao longo do nervo ciático, e se ramifica da parte
inferior das costas através dos quadris e nádegas para baixo, causando também dores na parte inferior da perna

6- Veias varicosas.
Veias alargadas e nodosas, são mais conhecidas como veias varicosas, e
elas também podem causar muita dor. Para muitas pessoas, as varizes são
apenas uma preocupação cosmética.

Já para outras pessoas, as varizes podem causar muita dor e desconforto,
podendo indicar um maior risco de outros problemas circulatórios. O
tratamento pode envolver procedimentos médicos.

Formas de prevenção para a dor nas pernas.

Procure sempre se alongar antes dos exercícios físicos, para evitar dores na parte inferior da perna, assim como em todo o corpo.

PUBLICIDADE



As atividades físicas são recomendadas, em até 30 minutos por dia, 5 dias por semana. Uma alimentação regada a alimentos ricos em potássio, como banana e frango, também pode ajudar a prevenir lesões nos músculos das pernas e nos tendões. Se cuide!

Aproveite e veja também como identificar lesões na coxa!

AINDA NÃO É O FIM DA LINHA. SIGA EM FRENTE.

Não pare aqui

HÁ MAIS PARA EXPLORAR

treinar em casa
Treinamento & Performance

Como treinar em casa sem aparelhos específicos.

Ninguém esperava viver uma pandemia mundial, todos nós fomos pegos de surpresa por essa terrível crise. Apesar disso, os exercícios físicos precisam continuar, pois, são

Juntos somamos milhares de atletas. inspire-se.

#brasilrun

QUER AJUDA?

Você pode navegar pelo nosso menu ou usar esta barra de pesquisa:

Não Vai Acontecer Em Um Dia

NÃO DESISTA SEM TENTAR