Conecte-se!
maneira correta de caminhar

Você Sabia?

Maneira correta de caminhar. Veja essas dicas!

Publicidade

Andar é um movimento básico do ser humano, afinal as pessoas realizam essa ação diariamente. Portanto, talvez seja por esse motivo que a caminhada é considerada uma das atividades mais simples e fáceis que existe atualmente.

Esta é uma atividade física perfeita que traz muitos benefícios para todas as idades, principalmente para quem deseja abandonar de vez o sedentarismo. Em outras palavras, quem quer começar a se exercitar, mas não tem ideia de como começar, conheça a maneira correta de caminhar!

Em todas as atividades físicas são preciso ser considerados alguns cuidados, e na caminhada é preciso estar atento para que não haja prejuízos nas articulações, joelhos e pés. Ou seja, é preciso ter cuidado para não sobrecarrega o corpo como um todo.

Afinal ninguém quer ser beneficiado por um lado, e prejudicado pelo outro. Por isso, separamos 5 dicas especiais que vão te ajudar a entender a maneira correta de caminhar, para que você só possa colher os benefícios dessa prática. Acompanhe!

Qual a maneira correta de caminhar – 5 dicas simples

maneira correta de caminhar
Publicidade

1- Cuidados durante o percurso.
Tenha toda atenção durante seu percurso, não fique somente olhando para baixo. Porque além de poder tropeçar e cair, isso pode prejudicar sua coluna cervical. Caminhe observando toda distância à frente, pois isso ajuda a coluna ficar sempre na postura correta na hora da atividade.

2- Atenção ao movimento do quadril.
O quadril deve se movimentar de acordo com a sua passada, para frente e para trás, essa é uma dica importante para praticar a maneira correta de caminhar. Movimentar o quadril para os lados, pode resultar em dores nas costas, lesões na coluna, e até causar dores e lesões nos tendões e nos pés.

Publicidade

3- Posição correta dos braços e das mãos.
Os braços na hora da atividade precisam ficar para baixo e ligeiramente dobrados, balançá-los um pouco é importante para ter equilíbrio a cada passo. As mãos fechadas também ajudam com o equilíbrio do corpo.

4- Respeite o limite do seu corpo.
Apesar de ser considerada uma atividade simples e de baixo impacto, são necessários cuidados. Portanto, comece a praticar a atividade poucos minutos por dia e inicie com um aquecimento. Não ultrapasse os limites do seu corpo, para evitar lesões, entre outros problemas. A maneira correta de caminhar começa com o cuidado com o seu corpo.

Publicidade

5- Use roupas certas.
Nossa última dica de como caminhar corretamente, é a respeito das roupas. Estas devem ser de preferência leves, que permitam a transpiração. Garanta que use também um bom par de tênis, com isso terá erros na hora de praticar essa atividade física.

Junte-se ao grupo de corredores que mais cresce no Brasil!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caminhar pode causar lesões caminhar pode causar lesões

Caminhar pode causar lesões? Conheça as mais comuns.

Treinamento

caminhada caminhada

Caminhada até a vacina do COVID chegar. É seguro?

Você Sabia?

cinta de joelho cinta de joelho

Cinta de joelho para correr. Quando se deve usar?

Dicas de Saúde

coach de corrida coach de corrida

Coach de corrida. Quando precisamos e por quê?

Você Sabia?

Publicidade
Publicidade
Junte-se ao grupo de corredores que mais cresce no Brasil!

Conecte-se #BrasilRun
Junte-se ao grupo de corredores que mais cresce no Brasil!