Conecte-se!
lesões mais comuns entre os iniciantes

Dicas de Saúde

As lesões mais comuns entre os iniciantes na corrida.

Publicidade

A corrida é uma atividade física de alto impacto, que pode provocar algumas lesões que exigem atenção e tratamento, principalmente entre os atletas iniciantes que tem menos preparo.

Vamos falar aqui nesse artigo sobre as lesões mais comuns entre os iniciantes na corrida, e como elas podem ser tratadas. Se é amante do esporte, e deseja entender melhor como se previnir, leia toda nossa matéria!

Lesões mais comuns e como tratar.

1- Entorses de tornozelo.
Todo corredor de rua convive com buracos nas ruas, e isso pode levar a estirar ou até mesmo romper os ligamentos do tornozelo do atleta. Quando isso acontece, gelo e repouso são suficientes para reduzir a inflamação e cicatrizar a cartilagem que foi lesionada.

Mas se o problema for mais grave, e estiver causando dores intensas, outras medidas precisam ser tomadas, é importante procurar um ortopedista para avaliar a lesão e averiguar se poderá retornar normalmente aos treinos.

Publicidade

2- Tendinite no tendão de Aquiles.
Esse ligamento vai do calcanhar até a panturrilha, e quando inflamado, provoca dor durante os treinos, sua ruptura parcial pode requerer cirurgia. Por isso, ao menor sinal procure um profissional de saúde para resolver o problema.

Procure por exemplo, um ortopedista ou um fisioterapeuta, reduza treinamentos em ladeiras e aplique gelo. Em alguns casos, os treinos devem ser abandonados por um período, até que o tendão seja totalmente recuperado.

lesões mais comuns entre os iniciantes
Procure sempre um bom profissional e recupere mais rapidamente

3- Dor patelo-femural.
Essa talvez seja a mais incômoda de todas, pois, ocorre no joelho como um todo e é das lesões mais comuns entre os iniciantes. Em geral, o corredor não sabe indicar o ponto exato onde a dor ocorre. Além disso, pode aparecer horas após o treino.

Isso acontece por falta de alongamento e excesso de treinos. O bom é que o tratamento para esse problema é muito simples. Afinal, basta se atentar ao alongamento em larga escala, e nunca se esquecer dele.

Publicidade

Alongue-se bem, antes, durante e depois do seu treinamento, isso vai ajudar a fortalecer os músculos das pernas. Algumas sessões de musculação na academia, que estimulem o quadríceps femural, por exemplo, também vão ajudar.

4- Canelite.
Outra entre as lesões mais comuns entre os iniciantes no esporte, a canelite é uma dor que aparece na região da frente da canela, podendo ficar mais aparente se o treino for realizado em subidas. Como em quase todas as lesões que falamos aqui, é o resultado de alongamento mal feito e excesso de esforço.

Publicidade

Para cuidar desse problema, devem ser usados bolsa de gelo e anti-inflamatórios, claro, que sob prescrição médica. A fisioterapia também pode ser recomendada nesse caso pelo profissional de saúde. Se cuide!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

corrida de são silvestre 2020 corrida de são silvestre 2020

Como será a Corrida de São Silvestre 2020?

Você Sabia?

supinação supinação

Sofre de supinação? Entenda como consertar isto.

Treinamento

VO2Max VO2Max

O que é o VO2 Max e como melhorar?

Você Sabia?

corrida para mulheres acima dos 40 corrida para mulheres acima dos 40

Corrida para mulheres acima dos 40. Veja os benefícios.

Para as Meninas

Publicidade
Publicidade
Conecte-se #BrasilRun