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Fartlek, Tempo e Corrida de intervalo. Entenda a diferença!

Você sabe a real diferença entre Fartlek, Tempo e corrida de intervalo e qual o melhor treino para cada objetivo? Muitos atletas de corrida ainda têm dúvida sobre essa diferença, por isso, separamos as principais características de cada um para que possam entender de uma vez e escolher o treino ideal.

fartlek

Fartleks.

Fartlek estipula um ritmo específico e alterna esforços moderados e difíceis com esforços mais leves. Depois de fazer o aquecimento, você pode realizá-lo alternando um ritmo rápido e depois devagar para recuperar.

O objetivo do fartlek gira em torno de correr livremente, mas sem ritmos específicos, alternando movimentos na hora do treino. É fácil notar a diferença dele para os treinos de tempo e corrida de intervalo, onde são feitos outros tipos de esforços.

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Benefícios do fartlek:

  • Treino livre pressões;
  •  Detox mental;
  •  Aumento da resistência.

Tempo

Tempo é o que os corredores chamam de treino de ritmo, que nada mais é que uma corrida ligeiramente acima do seu limiar anaeróbico. Com a ajuda de seu treinador fica menos complicado descobrir esse ponto exato para facilitar esse treino.

No Tempo existe um nível de dificuldade um pouco mais elevado, onde o nível de esforço será bem maior que no fartlek. E por esse esforço maior, os benefícios também são maiores.

Benefícios do tempo:

  • Aumento do limiar anaeróbico;
  •  Melhora o foco do atleta;
  •  Melhor simulação de corrida;
  • Aumento da força mental.

Corrida de intervalo.

Conhecido popularmente como o treino intervalado, é exatamente como o nome sugere: treinos com intervalos.

Os treinos são bem mais curtos e bem intensos, seguidos por um tempo de recuperação igual ou pouca coisa mais longa. Após seu aquecimento de rotina você pode realizá-lo, através de um esforço intenso seguido de caminhada para desacelerar. 

Benefícios da corrida de intervalo:

  • Melhora a postura;
  • Melhora a resistência;
  • Melhora a coordenação mente-corpo;
  • Melhora a motivação;
  • Promove a queima de gordura.
  • Treino curto

Os treinos são diferentes entre si e todos possuem suas particularidades. Cada um se encaixa a um tipo de objetivo, e como pôde entender, quando você possui um objetivo claro fica mais fácil definir o tipo de treino, e melhorar cada vez mais a sua performance.

Curtiu? Então leia aqui também sobre cadência e entenda como aplicar na sua corrida.

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