BRASILRUN-LOGO-MOBILE

Longevidade. Qual a relação com a prática de exercícios?

Esse artigo tem o intuito de informar, trazendo algumas informações sobre pesquisas médicas que relacionam a prática de exercícios físicos regular com a longevidade. Então, se quiser saber mais sobre o tema, leia o artigo até o final.

Muitas pesquisas científicas atualmente têm abordado a relação amigável entre a atividade física e a longevidade, pelo que temos visto uma relação benéfica que leva ao aumento da expectativa de vida.

Todas as evidências epidemiológicas apresentadas nos estudos permitem concluir, que a atividade física está ligada com o aumento da mobilidade, da capacidade funcional e da qualidade de vida durante o envelhecimento.

Matérias Relacionadas

Por isso, surge a importância de se estimular a prática regular de exercícios físicos em busca de todos esses benefícios, principalmente ao envelhecer. Portanto, vamos ver mais sobre o tema a seguir.

Saia do sedentarismo para ter um envelhecimento de qualidade.

longevidade

De acordo com dados do último IBGE, a expectativa de vida do brasileiro aumentou, e essa informação está relacionada com a prática regular de atividade física.

Praticar exercícios físicos melhora o estado geral da saúde de qualquer indivíduo. O sedentarismo em alguns casos é o grande vilão, e causador de doenças, principalmente em se tratando de doenças decorrentes do envelhecimento.

Os exercícios físicos colaboram, portanto, através de melhorias como o aumento da força muscular e da densidade óssea. Em outras palavras, promovendo a diminuição do estresse, do consumo de medicamentos, da ansiedade e da depressão.

A atividade física atua na prevenção de doenças do envelhecimento.

À medida que vamos envelhecendo surgem problemas que não se manifestaram quando o corpo ainda é jovem. São as conhecidas doenças decorrentes da idade.

Hipertensão, obesidade, doença cardiovascular, diabetes tipo 2, osteoporose, acidente vascular cerebral tromboembólico, câncer de cólon e de útero são alguns exemplos desses problemas.

A prática de exercícios físicos, comprovadamente, reduz o risco dessas e de outras doenças provenientes da idade, ou seja, colabora para preveni-las ou retardá-las, de forma satisfatória.

Outros benefícios dos exercícios físicos na longevidade.

Praticar exercícios físicos regularmente, portanto, é um santo remédio na busca pela longevidade. Afinal, além de combater com eficácia todos essas doenças decorrentes da idade, ainda a promove outros vários benefícios, entre eles:

 Melhora da flexibilidade;
 Aumento da resistência física e da ventilação pulmonar;
 Redução da frequência cardíaca em repouso;
 Melhora da autoestima, do estado de humor, da imagem corporal e
da qualidade do sono;
 Melhora no convívio social;  Melhora do tempo de reação, velocidade de andar, flexibilidade e
mobilidade

.A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de atividade física leve ou moderada, 20 minutos por dia ou, ao menos e 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana.

Curtiu? Então leia aqui também sobre como é envelhecer correndo.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter

Não pare aqui

HÁ MAIS PARA EXPLORAR

mulher tomando shake com whey protein

Whey Protein – Guia completo

O Whey Protein é um alimento muito usado como suplemento e que faz sucesso entre homens e mulheres, principalmente aqueles que vão para a academia.

Você quer saber quais são os

principais tenis de corrida de 21/22?

ad_345x345
ad_970x90

..

ad_345x345
ad_970x90
ad_970x90

Juntos somamos milhares de atletas. inspire-se.

#brasilrun

quer ajuda?

Você pode navegar pelo nosso menu ou usar esta barra de pesquisa:

Não Vai Acontecer Em Um Dia

NÃO DESISTA SEM TENTAR

ad_345x345
ad_970x90