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Mitos sobre hidratação que você precisa saber.

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Existem algumas informações enganosas por aí sobre hidratação que deixam os corredores bastante confusos e esclarecê-las é sempre a melhor forma de deixar a saúde em dia. Questões como, beber ou não oito copos de água por dia, ou se devemos beber água antes de estar com sede, ou apenas quando a sede bater. São muitas dúvidas e todas bem comuns.

Conhecer as respostas para essas e outras perguntas, é vital, já que a hidratação é fundamental para o seu desempenho. A água é necessária para todo o processo metabólico em seu corpo, afinal, ela transporta nutrientes para suas células e retira o lixo delas.

Em outras palavras, é como se fosse um motor de um carro. Por isso, separamos aqui nesse artigo alguns dos mitos mais comuns e se quiser ficar bem informado e estar muito hidratado em sua próxima prova, leia até o final!

Mito: Beba sempre oito copos de água por dia.

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Você precisa de uma dose saudável de hidratação diária, isso é fato, mas o quanto é uma coisa individual, o que significa que não existem regras ou uma quantidade exata. Todo mundo, em especial os atletas, tem necessidades diferentes.

Mito:  A sede não é uma boa ferramenta de hidratação.

A sede é definitivamente um forte indicador das necessidades de hidratação do nosso corpo e nosso mecanismo de sede é bastante preciso, mas é sempre uma boa ter alguns outros métodos para garantir que você esteja hidratado.

Uma boa ideia é conhecer a sua taxa de suor, para então, verificar todas as suas reais necessidades. Isso vale especialmente para as corridas de longa duração.

Mito: Água pura é melhor para hidratação.

Embora a água seja uma ótima maneira de se hidratar, pode não ser a melhor escolha em todas as situações. Para uma corrida fácil de uma hora em um dia fresco, beber água é sempre muito bom para qualquer atleta. 

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Mas se você está correndo um percurso maior em um dia quente, você precisa ingerir algum sódio também. Uma bebida esportiva, como os istônicos, ou a água enriquecida com eletrólitos, por exemplo, são boas opções.

Mito: Quanto mais água beber, melhor!

Na verdade, não é bem assim, afinal, muita água pode causar hiponatremia sintomática, uma condição em que os níveis de sódio no sangue tornam-se perigosamente baixos e essa não é sempre uma boa ideia quando o assunto é hidratação de atletas.

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Embora se estime que menos de 1% dos maratonistas desenvolvam hiponatremia sintomática, é sempre bom ter cautela para evitar que esse mal assombre sua performance, procure sempre se hidratar na medida certa. Boa prova! 

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