O isolamento social devido à quarentena que acontece em muitas cidades, é fundamental para que se possa “achatar a curva” de infecção pelo novo corona vírus. Mas tem havido um peso negativo na saúde física e mental de muitos brasileiros.
Muitas pessoas têm recorrido a algumas atividades ao ar livre para afastar algumas das preocupações, além de focarem mais ainda na saúde. A prática da caminhada, por exemplo aumentou assim que pudemos sair de casa, ainda que mantendo as devidas normas de segurança.
Entretanto, a segurança de se exercitar, seja com a caminhada ou a corrida na rua, ainda divide opiniões de muitos profissionais. Afinal, é seguro caminhar até a vacina chegar?
Alguns dizem que fazer exercícios fora de casa é arriscar a si mesmo, e aos outros. Outros dizem que a prática pode ser muito benéfica, se as orientações de distanciamento social forem mantidas. Portanto, vamos ver mais sobre o tema.
Benefícios e riscos da caminhada sem a vacina.
A prática de atividades físicas, inclusive a caminhada, é recomendada por ter efeitos benéficos para a saúde física e mental. Mas ela deve ser feita de forma isolada, para evitar aglomeração ou contato próximo entre pessoas.
O Ministério da Saúde faz algumas recomendações importantes, como uma distância de no mínimo um ou dois metros na hora de qualquer atividade. Também recomenda que ela seja realizada em locais o mais isolados possíveis.
Para a maioria dos infectologistas, a prática de atividades ao ar livre que não levem a aglomerações. Ou seja, respeitando o distanciamento social, não aumentaria as chances de infecção pelo novo corona vírus.
Em outras palavras, o importante é caminhar sempre evitando se expor a situações tidas como de risco, por isso, fique atento a qualquer possibilidade de aproximação inadequada com outras pessoas na hora da prática de sua atividade fisica.
O uso da máscara, obrigatório em algumas cidades, também é um fator que ajudará na sua segurança. Busque por materiais adequados para prática de exercícios que permitam que respire sem dificuldades.
Por fim, o que diz a OMS?
Como sabemos a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem exatamente uma orientação específica sobre esse assunto. No site da organização podemos encontrar a importância de se manter ativo durante a pandemia.
Ao mesmo tempo, encontramos uma série de sugestões de como se exercitar em casa, encontramos também orientações para quem deseja sair para uma caminhada, ou até mesmo praticar a corrida.
Não se esquecendo nunca de manter o distanciamento social, lavar bem as mãos com água e sabão antes de sair para praticar qualquer atividade física, tendo sempre todos os cuidados possíveis até retornar para a segurança de seu lar.
Sendo assim, se deseja realizar uma caminhada, ou fazer qualquer exercício de maneira segura até a vacina do COVID chegar, tome todos os cuidados citados aqui nesse texto, para se proteger e também a quem você ama!
PUBLICIDADE