Qual é a diferença entre vegano e vegetariano? Descubra mais e veja se algum desses estilos de vida se encaixam nos seus objetivos.
Os veganos são vegetarianos, mas com mais restrições alimentares, principalmente em termos de consumo de produtos de origem animal. Mas há mais do que isso, portanto vale aprofundar e entender melhor a diferença entre veganismo e vegetarianismo.
Veganos são vegetarianos, e algo a mais!
Vegetariano é aquele que não come carne, como aves e cortam até frutos-do-mar de sua dieta, mas podem passar a consumir laticínios, como leite e seus derivados além de ovos.
Da mesma forma, os veganos também evitam carnes, aves e frutos-do-mar, mas dão um passo à frente ao não consumir leite, ovos, mel, e qualquer produto ou subproduto feito de pele animal.
Agora, a variedade não se restringe apenas a veganos e vegetarianos, mas também às diferentes subcategorias que se enquadram nela.
Diferença entre veganismo e vegetarianismo – seus subtipos
A definição de vegetariano não pára no consumo de carne, em vez disso, inclui quatro tipos diferentes de dieta.
1- Lacto Ovo Vegetariano: Essa é uma dieta que exclui carne, mas pode incluir ovos e leite (laticínios).
2- Ovo Vegetariano: Aqueles que consomem apenas ovos como um único produto lácteo ou aqueles vegetarianos que incluem todos os produtos lácteos, como leite, iogurte, etc., mas excluem comer ovos de sua dieta.
3- Demi Vegetariano: Eles consomem peixes, ovos e outros laticínios, mas não carne.
4- Semi Vegetariano: Outro grupo de vegetarianos que às vezes controla voluntariamente a ingestão de carne.
No mesmo passo que os vegetarianos, os veganos também são categorizados em diferentes tipos:
1- Veganos éticos: Colocam sua ética em primeiro lugar, e não consomem nenhum tipo de laticínio, seja leite, ovos, queijo, mel, e evitam o uso de qualquer produto feito com pele ou partes de animais.
2- Veganos de base vegetal: Eles passam a viver de alimentos à base de plantas, que crescem somente do solo.
PUBLICIDADE
3- Vegano cru: Eles não comem nenhum subproduto animal e nada que seja cozido acima da temperatura de 115 graus, pois, acreditam que tal alimento perderá seus nutrientes e enzimas.
Conhecendo o veganismo e o vegetarianismo dessa forma, dá para diferenciar bem um estilo do outro e de repente pensar em adotar um dos dois para uma vida mais leve e saudável, não acha?