A bebida isotônica, ou com eletrólitos, é uma bebida famosa e conhecida no mundo esportista, devido a todos os benefícios que ela apresenta em sua composição.

É também considerada atualmente como a forma mais prática e eficiente para um corredor repor todos os nutrientes essenciais ao seu desempenho durante seus treinos e provas.

Ela atua diretamente em esforços físicos de alta intensidade que podem levar a incômodos como câimbras e fadigas musculares, combatendo diretamente esse mal por conter carboidrato e sais minerais.

Não é de hoje que o uso dessa bebida tem sido recomendado aos atletas de várias modalidades, e em especial aos atletas de corrida, que precisam sempre de complementos para melhoria de suas performances.

Como fazer suas próprias bebidas com eletrólitos?

Vamos a uma curiosidade sobre a bebida que mais beneficia os atletas, e a primeira delas, é que a bebida pode ser facilmente achada em mercados e lojas de conveniência para consumo do atleta.

A segunda é que se tiver um pouco mais de tempo e disposição, poderá preparar suas próprias bebidas em casa, não perdendo nenhum beneficio contido nas bebidas industrializadas que compramos nesses lugares.

Sabemos que muitos esportistas gostam de cuidar de sua alimentação, com o preparo de uma alimentação balanceada para o dia a dia. Portanto, que tal poder cuidar também de sua bebida isotônica?

Para isso basta apenas misturar alguns ingredientes potentes em sua composição para que experimente o melhor que uma bebida dessas tem a oferecer durante suas provas.

Tenha em mente que todas as receitas de isotônicos que apresentaremos aqui tem sódio, pois, que auxilia na hidratação e na prevenção de câimbras nos atletas de corrida.

Já a função das frutas fica por conta das propriedades antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres produzidos durante a corrida, além de serem uma boa fonte de carboidrato e de fácil digestão.

Receitas de bebida isotônicas caseiras

eletrólitos

1- Isotônico cítrico.
1 litro de água.
1 colher de bicarbonato de sódio.
1 colher de sal.
2 colheres de açúcar.
Sumo de duas toranjas.

2- Com água de coco.
1 litro de água de coco.
50 gramas de açúcar de coco.
Sumo de duas laranjas.

3- Base de chá-verde.
1 litro de água infusionada com duas saquetas de chá -verde.
2 colheres de açúcar mascavado.
1 colherinha de sal marinho.
1 colherinha de bicarbonato de sódio.
Sumo de 1 ou 2 limões.

Curtiu? Então veja aqui também receitas de sucos cheios de energia!