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TPM e os efeitos dos exercícios para melhorar.

A TPM, ou seja, tensão pré-menstrual, é uma fase difícil que acontece todos os meses na vida de uma mulher, e ela é resultado da variação hormonal que antecede o período menstrual.

Alguns desconfortos físicos e emocionais acompanhados de sintomas como, cólicas fortes, dores intensas nas pernas, inchaço, mau-humor, e choro sem motivo, aparecem nesse período.

Mas isso tudo pode ser superado positivamente com exercícios físicos, eles têm o poder de atuar amenizando todos esses sintomas desagradáveis. E se deseja saber mais sobre o tema leia todo artigo até o final.

Qual a relação entre a TPM e os exercícios físicos?

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Quando uma mulher está na TPM fica muito indisposta, e muitas não querem nem ouvir falar em atividade física. Mas o que muitas não sabem, é que a atividade física pode ser um santo remédio, para esse problema.

E a relação entre a TPM, e os exercícios físicos, é que ele ajuda a melhorar a circulação sanguínea, aumentando o metabolismo da mulher, e assim trazendo alivio para as temidas cólicas.

Os exercícios físicos ainda amenizam o inchaço decorrente do período, e reduzem a tristeza que é comum nessa época por causa da liberação de endorfina, que é o hormônio relacionado ao bem-estar.

Melhores exercícios para driblar a TPM.

Para driblar a TPM sem sofrer com todos os incômodos, é recomendada a prática de atividades físicas, isso já sabemos, mas qual é a melhor atividade para ajudar a combater esse mal?

E para começar você pode apostar em exercícios aeróbicos, que foquem na região pélvica ou, ainda, em alongamentos. Realize atividades como musculação, corrida, caminhada, e a ioga.

Mas não se esqueça de seguir uma carga mais leve, toda e qualquer atividade física deve ser moderada, principalmente para quem sofre com cólicas muito intensas nesse período.

Dicas finais

Depois de cuidar da TPM com as atividades físicas, é hora de reservar um tempo para repensar sua alimentação. Afinal, ela também tem reflexo direto nos efeitos desse período.

Evite doces e outras guloseimas. Ao invés disso, dê prioridade a alimentos ricos em ômega3, triptofano, vitamina E, e cálcio. Em resumo, todos esses alimentos atuam diretamente nas cólicas e no humor.

A soma de uma alimentação saudável a uma rotina de exercícios físicos moderados, irá ajudar a passar pela TPM sem todos os transtornos decorrentes desse período. Não deixe de se cuidar e se livre desse mal!

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