Durante a menstruação, pode correr ou não? Essa sempre é uma pergunta feita por muitas mulheres. Afinal, muitas se sentem bem durante o período, mas tem receio de praticar atividades físicas por crenças antigas, dicas erradas ou por medo de piorar alguns sintomas.

Sempre houve um debate sobre ser bom exercitar-se nesse período. Na verdade, não temos respostas certas ou erradas, pois, tudo dependerá da condição da mulher. Vamos ver mais sobre isso ao longo do artigo.

Correr no período menstrual o que dizem os estudos?

Correr ou se exercitar enquanto está passando pela menstruação pode ser a última coisa que você gostaria de fazer, afinal, pode estar passando por dores e cólicas comuns nesse período.

Mas saiba que o exercício, sendo a corrida ou não, pode realmente ajudá-la a aliviar muitos desses sintomas. Um estudo diz que, quanto mais ativa você for e mais regular for a sua atividade, você passará por menos cólicas e menos fluxo intenso. O mesmo estudo ainda afirma que o exercício pode ajudar a acalmar a irritação relacionada ao período.

Ou seja, mulheres mais propensas a sofrer cólicas menstruais dolorosas, devem se exercitar três a quatro vezes por semana. Em outras palavras, isso será altamente importante para a sua saúde em geral.

Como regular períodos irregulares naturalmente. 

Para poder regular naturalmente seu período menstrual sem precisar ir ao médico ou consumir pílulas, é preciso estar ativa. Esse fator com certeza irá ajudar seu ciclo menstrual a voltar aos trilhos, sabia?

Antes de esperar que a sua menstruação chegue, certifique-se de estar particularmente ativa durante esse período, e associe sua rotina a uma dieta saudável.

Preocupações com o desempenho.

Se você tem medo de que essa fase afete o seu desempenho na corrida, esqueça, porque estudos mostram que não há efeito consistente da menstruação nas mulheres corredoras.

Entenda que o seu período menstrual não irá afetar seu desempenho, mas os sintomas do período podem fazer diferença. As cólicas, inchaço e a fadiga pode diminuir a sua velocidade e resistência.

Não só isso, mas a irritabilidade que acompanha o seu período menstrual também desempenha um papel negativo em seus treinos, porque torna mais difícil entrar no clima para a atividade.  

Qual a sua escolha?

Bom, tudo dependerá da condição em que seu corpo se encontra e essa escolha é muito particular. Separamos alguns prós e contras de correr no período menstrual que vão ajudar ainda mais em sua decisão:

Prós

  • Ajuda a aliviar o inchaço do corpo;
  • Mantém você mais calma;
  • Faz você se sentir bem;

Contras

  • Chances de lesões aumentadas durante o período menstrual;
  • Você pode desenvolver amenorreia.

             No final, a escolha é sua, cuide sempre de sua saúde, e boa corrida!

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