A condropatia patelar, ou joelho de corredor, é uma condição na qual a cartilagem na superfície inferior da patela se deteriora e amolece. Esta condição é comum entre indivíduos jovens e atléticos, mas também pode ocorrer em adultos mais velhos que têm artrite no joelho.
A condropatia é frequentemente vista como uma lesão que ocorre devido ao excesso nos esportes. Entretando, tirar alguns dias de folga do seu treinamento pode produzir bons resultados e resolver o problema.
Em outros casos, o alinhamento incorreto do joelho é a causa e somente um descanso não fornece o alívio necessário.
No joelho, os tendões e os ligamentos prendem a rótula ao músculo da canela e da coxa e quando qualquer um desses componentes não se move adequadamente, pode fazer com que a patela esfregue no osso da coxa, e esse atrito anormal pode levar à deterioração da patela, resultando na temida condropatia.
Quais são os grupos de risco para esse problema?
Os grupos de risco são, adolescentes e jovens que durante toda a sua fase de crescimento, em que passam pelo desenvolvimento de músculos e ossos rapidamente, por exemplo, podem acabar tendo alguns desequilíbrios musculares de curto prazo.
As mulheres geralmente são mais propensas que os homens a desenvolver o joelho do corredor, afinal, elas normalmente possuem menos massa muscular, o que pode portanto, causar posicionamento anormal do joelho, bem como mais pressão lateral na rótula do joelho.
Uma lesão anterior no joelho, como uma luxação, também pode aumentar o risco de desenvolver o joelho do corredor. Se você tem um alto nível de atividade ou pratica exercícios frequentes que exercem pressão sobre as articulações do joelho, isso também pode aumentar o risco de problemas.
A condropatia também pode ser um sintoma da artrite que geralmente acontece com pessoas mais velhas e essa é uma condição que causa inflamação na articulação e no tecido, o que por sua vez, pode impedir o funcionamento correto da rótula.
Como resolver o problema?
A condropatia patelar normalmente se apresenta como dor na região do joelho e essa dor pode piorar depois de atividades que exercem pressão extrema sobre o local, como ficar de pé por um período prolongado, ou se exercitar.
Isso pode causar muitos problemas principalmente entre os corredores, atrapalhando em sua performance, portanto, converse com seu médico se você tiver dor persistente, não vendo sua melhorara em poucos dias.
Em outras palavras, dor é sempre sinal de que algo anda errado no nosso corpo. Portanto, não deixe de cuidar da sua saúde e busque profissionais de confiança sempre que precisar!
Curtiu? Então leia aqui também sobre desgaste no tornozelo e como cuidar!
PUBLICIDADE