ADVERTISEMENT
BRASILRUN-LOGO-MOBILE

Problemas respiratórios melhoram ou pioram com a corrida?

Problemas respiratórios melhoram ou pioram com a corrida?

O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA PÁGINA

Clique na publicidade que especialmente recomendamos e apoie nosso blog. Obrigado!

ADVERTISEMENT

Os problemas respiratórios atualmente são muito comuns, sendo os mais conhecidos e, ao mesmo tempo com maior índice a asma e a bronquite, mas existem outros nessa lista.

Muitas pessoas relatam sentir falta de ar durante uma crise, e a prática de exercícios físicos, como a corrida, parece ir à contramão do controle dos sintomas, mas, na verdade, é uma importante aliada do tratamento.

Se deseja saber se a corrida e outras atividades físicas podem melhorar ou
piorar as condições de quem passa por um problema respiratório, leia todo o artigo até o final.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE




Matérias Relacionadas

A prática de exercícios físicos ajuda nos problemas respiratórios?

respiratórios

Não existe uma proibição, você pode fazer atividades físicas mesmo sendo diagnosticado com alguma doença respiratória. Isso não só é possível, como é altamente recomendado.

Os estudos mostram que as pessoas mais ativas conseguem ter um melhor controle da doença que as pessoas sedentárias. Por isso, pode praticar o seu esporte sem medo.

Se você começa, por exemplo, a caminhar, a jogar futebol ou a participar de corridas, as chances de sentir falta de ar, e de apresentar uma piora no seu quadro são consideravelmente menores.

Sem falar nos benefícios das atividades físicas para a saúde do corpo, em geral, como no controle do peso e da hipertensão. Praticar qualquer esporte é um bem para seu corpo e mente.

As atividades de 30 minutos ajudam a controlar sintomas de problemas respiratórios, mas quem pratica alguns esportes em especial a corrida precisa de alguns cuidados extras. Veja.

Cuidados extras para os corredores

Os atletas que gostam de praticar corrida, devem conversar com seu médico, por questão de segurança, para esclarecer suas dúvidas, e passar por avaliação médica.

Algumas pessoas com a doença descontrolada provavelmente terão falta de ar durante o exercício, principalmente no inverno, em que a umidade relativa do ar é mais baixa.

Nesses casos, o médico pode prescrever uma medicação para ser utilizada antes do exercício. No entanto, se a falta de ar for muito limitante, a atividade deve ser interrompida.

Podendo ser recomeçada assim que o quadro se mostrar favorável ao praticante de corrida. Os cuidados são recomendados para que o atleta mantenha sua saúde em dia.

Mas a firmação correta, reforçada pelos médicos, é que, qualquer atividade física de pelo menos 30 minutos, feita pelo menos 4 vezes por semana é capaz de diminuir o impacto de problemas respiratórios no atleta desse, e de outros esportes.

Curtiu? Então leia mais aqui sobre respiração rítimica e como ela ajuda os corredores.

AINDA NÃO É O FIM DA LINHA. SIGA EM FRENTE.

ADVERTISEMENT

Não pare aqui

HÁ MAIS PARA EXPLORAR

palatinose

Palatinose. O que é e quais seus benefícios

A Palatinose, também conhecida como isomaltulose, apresenta propriedades especiais para resolver um problema comum entre os atletas que treinam intensamente: o fornecimento adequado de energia,

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
Você Sabia?

Como o yoga pode melhorar sua performance?

Matérias Relacionadas Educação no Esporte: A Chave para uma Sociedade Mais Saudável e Integrada Introdução ao Mundo da Corrida Muitas pessoas pensam que a corrida

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Juntos somamos milhares de atletas. inspire-se.

#brasilrun

QUER AJUDA?

Você pode navegar pelo nosso menu ou usar esta barra de pesquisa:

Não Vai Acontecer Em Um Dia

NÃO DESISTA SEM TENTAR