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Dieta anti-inflamatória. Quais os benefícios e como fazer?

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A inflamação é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de muitas condições crônicas. Como o processo inflamatório ocorre dentro do corpo, podemos nem saber que está acontecendo até os primeiros sinais.

Mas muito além de tomar medicamentos, existem outras maneiras de combater uma inflamação naturalmente. Uma dieta anti-inflamatória, por exemplo é uma das melhores maneiras de ajudar a controlar a inflamação.

Comer mais alimentos frescos e integrais, portanto, melhora o humor, a saúde emocional, e o funcionamento cognitivo. Neste artigo, vamos oferecer algumas orientações sobre como criar uma dieta anti-inflamatória sem segredos!

O que é inflamação?

A inflamação é uma parte importante do sistema imunológico do nosso corpo, ou seja, é o mecanismo de resposta quando o corpo é confrontado com algo estranho. Doenças, infecções, lesões, micróbios, irritantes ambientais e produtos químicos tóxicos desencadeiam uma resposta inflamatória.

Certos alimentos e bebidas, por exemplo, podem acelerar o desenvolvimento de doenças inflamatórias. Além disso, consumi-los pode piorar os sintomas de doenças já existentes.

Por isso, limite ou elimine a ingestão de carnes processadas como cachorro-quente, salsicha e mortadela, batatas fritas, biscoitos entre outros alimentos considerados ruins.

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Evite também bebidas e alimentos com açúcar refinado e gordura trans e dê preferência a alimentos que fazem parte de uma dieta anti-inflamatória Em outras palavras, corte o máximo dos alimentos industrializados e procure por opções mais orgânicas em seu estado natural.

dieta anti-inflamatória

Alimentos para uma dieta anti-inflamatória.

Você pode ajudar a combater a inflamação comendo mais alimentos integrais e nutritivos. Os alimentos naturais são repletos de vitaminas, minerais e fibras. Esses nutrientes ajudam seu corpo a funcionar com mais eficiência.

Adicione mais desses alimentos à sua dieta anti-inflamatória:

  • Folhas verdes escuras, como espinafre, couve e couve;
  • Legumes frescos como brócolis, couve-flor, cenoura, pimentão e tomate;
  • Gorduras saudáveis ​​como coco, abacate e azeite de oliva;
  • Nozes como amêndoas, nozes e pistache;
  • Peixes gordurosos: salmão, cavala e atum;
  • Morangos, framboesas, amoras e mirtilos;
  • Frutas frescas como cerejas, laranjas, maçãs e uvas;
  • Proteínas de origem vegetal, como feijão e lentilha;
  • Chocolate escuro.

5 dicas para manter a dieta anti-inflamatória

Precisa de ajuda para começar sua dieta anti-inflamatória? Compilamos algumas de nossas dicas mais úteis:

1- Realize a preparação de refeições no fim de semana, decida as refeições da semana. Será mais fácil comer de forma saudável durante toda a semana se você tiver um plano em vigor.

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2- Escreva uma lista de compras, você ficará menos tentado a comprar lanches e alimentos errados.

3- Escolha uma variedade de frutas, vegetais e gorduras saudáveis, isso fornecerá uma gama completa de nutrientes.

4- Mantenha lanches saudáveis ​​à mão, assim você terá menos probabilidade de comer besteiras.

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5- Beba mais água. A hidratação adequada aumenta seu nível de energia, função cerebral, e saúde em geral.

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