Vamos falar nesse artigo sobre um assunto bem conhecido dos atletas de corrida. Afinal, todos buscam melhorar seu condicionamento sempre.
O valor do VO2 Max (máximo) é uma medida usada para avaliar o condicionamento físico de um atleta. Essa medida traduz a capacidade que o corpo do atleta tem de captar o oxigênio da atmosfera e fazer com que ele chegue aos músculos durante os treinos. Em outras palavras, quanto maior for a capacidade de pegar esse oxigênio e fazê-lo chegar aos seus músculos, melhor.
Mas, vamos ver ao longo do artigo que isso vai depender da capacidade respiratória, circulatória e do nível de treinamento do atleta. O VO2 Max também está relacionado a outros benefícios para a saúde, além de atuar em um melhor condicionamento físico no atleta.
VO2 Max, como posso medir?
O VO2 em maratonistas mais experientes chega em torno de de 70 mL/kg/min, mas isso pode variar. Um exemplo é que pessoas que são sedentárias, podem melhorar seu VO2 Max mais rápido, do que as que praticam atividade física regularmente.
Apesar de melhorar seu rendimento de uma forma geral, o fator determinante dessa medida está relacionado com a genética do indivíduo. Por isso, certos atletas conseguem aumentar seu VO2 Max em pouco tempo de treino.
Outros fatores também ajudam a determinar esse índice, e isso está diretamente relacionado com a idade da pessoa, sua etnia, composição corporal, nível de treino e tipo de exercício que vem sendo realizado.
Para medir o VO2 Max o teste realizado é chamado de ergoespirometria que é realizado numa esteira ou bicicleta ergométrica. Esse teste é solicitado pelo cardiologista ou médico do esporte para avaliar atletas até mesmo em questões de saúde.
Como aumentar esse índice de condicionamento?
Agora chegamos ao ponto final do nosso artigo, que é como podemos aumentar o tão necessário VO2 Max no atleta de corrida. Para isso acontecer o fator determinante é aumentar o seu treino físico.
Essa estratégia ajuda a melhorar o condicionamento físico, fazendo com que o seu corpo absorva melhor o oxigênio usando-o sempre da melhor forma possível, evitando assim as temidas fadigas.
O treino forte ajuda muito a aumentar a taxa de VO2 no atleta, mas não é recomendado para os iniciantes na corrida. Outra opção é a realização de treinos intervalados de alta intensidade, mas tudo deve ser feito com a ajuda de um profissional da área, bons treinos!