Os problemas respiratórios atualmente são muito comuns, sendo os mais conhecidos e, ao mesmo tempo com maior índice a asma e a bronquite, mas existem outros nessa lista.
Muitas pessoas relatam sentir falta de ar durante uma crise, e a prática de exercícios físicos, como a corrida, parece ir à contramão do controle dos sintomas, mas, na verdade, é uma importante aliada do tratamento.
Se deseja saber se a corrida e outras atividades físicas podem melhorar ou
piorar as condições de quem passa por um problema respiratório, leia todo o artigo até o final.
A prática de exercícios físicos ajuda nos problemas respiratórios?
Não existe uma proibição, você pode fazer atividades físicas mesmo sendo diagnosticado com alguma doença respiratória. Isso não só é possível, como é altamente recomendado.
Os estudos mostram que as pessoas mais ativas conseguem ter um melhor controle da doença que as pessoas sedentárias. Por isso, pode praticar o seu esporte sem medo.
Se você começa, por exemplo, a caminhar, a jogar futebol ou a participar de corridas, as chances de sentir falta de ar, e de apresentar uma piora no seu quadro são consideravelmente menores.
Sem falar nos benefícios das atividades físicas para a saúde do corpo, em geral, como no controle do peso e da hipertensão. Praticar qualquer esporte é um bem para seu corpo e mente.
As atividades de 30 minutos ajudam a controlar sintomas de problemas respiratórios, mas quem pratica alguns esportes em especial a corrida precisa de alguns cuidados extras. Veja.
Cuidados extras para os corredores
Os atletas que gostam de praticar corrida, devem conversar com seu médico, por questão de segurança, para esclarecer suas dúvidas, e passar por avaliação médica.
Algumas pessoas com a doença descontrolada provavelmente terão falta de ar durante o exercício, principalmente no inverno, em que a umidade relativa do ar é mais baixa.
Nesses casos, o médico pode prescrever uma medicação para ser utilizada antes do exercício. No entanto, se a falta de ar for muito limitante, a atividade deve ser interrompida.
Podendo ser recomeçada assim que o quadro se mostrar favorável ao praticante de corrida. Os cuidados são recomendados para que o atleta mantenha sua saúde em dia.
Mas a firmação correta, reforçada pelos médicos, é que, qualquer atividade física de pelo menos 30 minutos, feita pelo menos 4 vezes por semana é capaz de diminuir o impacto de problemas respiratórios no atleta desse, e de outros esportes.
Curtiu? Então leia mais aqui sobre respiração rítimica e como ela ajuda os corredores.