Correr exige esforço por parte dos atletas. Os músculos responsáveis pela sustentação e articulação do quadril, são diretamente envolvidos nos movimentos da corrida, portanto, não é incomum que a prática do esporte possa ocasionar dores na região do quadril.
Porém, se está sentindo dores é preciso estar atento para saber se isso é em decorrência de uma dor muscular ou se trata de uma lesão no quadril, quadro mais grave. Um exemplo de lesão é a bursite trocantérica, inflamação que acomete a bursa localizada na parte superior do fêmur do atleta.
A bursite nada mais é, do que um processo inflamatório que ocorre na bursa, que é uma bolsa pequena cheia de líquido, localizada em pontos do nosso corpo onde acontecem atrito dos ossos com músculos e tendões ao nos movimentarmos.
Afinal, quando corremos sua função é justamente reduzir esse atrito, e no caso da bursite trocantérica, por exemplo, a inflamação ocorre na bursa situada na face posterior do trocânter maior do fêmur. Uma proeminência óssea encontrada na altura do nosso quadril.
Entre as principais causas da bursite trocantérica, que é o caso mais grave, estão o excesso de exercícios que demandam ação dos músculos do quadril, a falta de coordenação entre esses músculos, ou um forte traumatismo no local, por exemplo.
Diagnóstico e prevenção de uma possível lesão no quadril.
O principal sintoma da lesão no quadril, ou seja, da bursite trocantérica é uma dor localizada na lateral, que piora quando há movimentação. Mas também quando o local é apertado com as mãos, ou até mesmo se o atleta se deita sobre a região lesionada.
Entretanto, o sintoma pode ser confundido. Ou seja, para o diagnóstico correto deve-se procurar um médico e relatar o problema quanto antes, para saber a causa real. Alguns exames como radiografia e ressonância magnética, por exemplo, podem ser solicitados pelo profissional.
Sabemos que a prevenção é sempre o melhor caminho. Em outras palavras, se o atleta quiser evitar esse tipo de problema deve sempre contar com a orientação de um profissional nos treinamentos. Este deve ajudar para que realize exercícios específicos para fortalecimento e alongamento da musculatura dos membros inferiores.
Como se tratar e se recuperar?
O tratamento e a recuperação para a lesão no quadril são feitos através da fisioterapia, que ajudará a diminuir a dor e a inflamação no atleta, com exercícios ou rolos de liberação miofascial. Portanto, caso a dor e a inflamação persistam, o médico pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios, para diminuir os incômodos.
As Intervenções cirúrgicas são muito raras nos casos de lesões no quadril. Exercícios de propriocepção específicos também podem ser usados para recuperar a coordenação muscular antes do retorno do atleta aos treinos.