Perder peso rápido e com saúde é um dos maiores objetivos de quem toma termogênico. Entre as estratégias mais citadas nos consultórios dos nutricionistas por quem deseja perder peso está a dieta, podendo ser associada à suplementação alimentar. Ao lado das proteínas, outras aliadas de quem deseja emagrecer, estão os termogênicos. Afinal, um metabolismo acelerado garante um gasto de energia maior e, consequentemente, impulsiona o emagrecimento.
O que é um termogênico?
A palavra termogênese pode ser definida como uma produção de calor dentro do corpo. E é este mecanismo que leva, em maior ou menor quantidade, à queima de calorias.
Por que o termogênico é usadopara emagrecer?
Um termogênico ideal é desenvolvido para abordar múltiplos mecanismos de ação que levam ao emagrecimento, à redução da inflamação crônica (meta-inflamação), aumento da diurese e redução do estresse oxidativo.
O mecanismo de funcionamento mais conhecido dos termogênicos é o aumento da queima de calorias gerado pela aceleração do metabolismo.
A interação entre termogênicos naturais (gengibre, pimentas, guaraná, chá verde) e outros nutrientes que colaboram ao emagrecimento é o ideal quando se fala em perder peso de forma saudável. Nutrientes que aumentam a diurese, como exemplo o hibiscus, ajudam a eliminar líquido retido em excesso pelo organismo, e junto com ele, diversas toxinas produzidas pelo corpo. Já as fibras, especialmente as prebióticas, diminuem a inflamação e a permeabilidade intestinal, além de manter a sensação de saciedade. Antioxidantes naturais provenientes de frutas e alguns tipos de chás, por exemplo, também reforçam nossos mecanismos de defesa contra os radicais livres.
A sensação de bem-estar também é um ponto importante a ser considerado durante o processo de emagrecimento. Açafrão e feijão branco, por exemplo, contêm substâncias que ajudam a diminuir a ansiedade e, consequentemente, a compulsão alimentar. Elas atuam no cérebro aumentando a produção ou a quantidade disponível de dopamina e serotonina – neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade, motivação e prazer.
Como o termogênico pode ser utilizado?
Os termogênicos são indicados para pessoas que:
– Estão em dieta para redução de peso,
– Buscam aumentar o seu metabolismo basal,
– Querem mais disposição e energia.
Já existem no mercado combinações termogênicas que podem ajudar no processo de emagrecimento de forma eficiente e segura. Antes das refeições ou da prática de atividades físicas, são os momentos mais apropriados para o consumo.
Ao ser ingerido pouco antes do fim de períodos de jejum, quando o organismo está ávido por nutrientes, os termogênicos que contém em sua formulação ingredientes nutracêuticos ricos em propriedades funcionais, podem beneficiar ainda mais a saúde.
Praticantes de atividades físicas costumam ingerir termogênicos antes de treinarem, em conjunto com fontes de carboidratos. Assim, seus mecanismos são ativados e se somam aos benefícios do exercício físico na redução de peso e ganho de saúde.
Algumas dúvidas comuns sobre termogênicos:
Termogênico é um chá?
Não, mas pode ser consumido com água quente ou fria.
Tem cafeína?
Sim. Praticamente todos os termogênicos têm cafeína, sendo que alguns usam a sintética ou anidra e outros adotam a extraída de fonte natural, mais saudável.
O termogênico vai me deixar acelerado ou me dar taquicardia?
Pessoas que possuem sensibilidade à cafeína podem sentir um efeito maior da ação deste ingrediente.
Gestantes podem usar?
Em virtude da presença de cafeína na fórmula, não é recomendado o uso de termogênicos por gestantes e lactantes.