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Corrida de montanha e cuidados durante o verão.

montanha
Foto: Freepik

Atualmente um crescente número de pessoas estão optando pelo trail running ou corrida de montanha, modalidade que vem encantando muito corredor de asfalto. A experiência do desafio físico em um ambiente natural de visual único é o grande atrativo.

Diferente da corrida de rua, a corrida de montanha exige um maior esforço por parte do atleta, já que ele precisa saltar, ultrapassar diversos obstáculos, escalar, entre outros, durante todo o seu percurso por terrenos irregulares. 

E além de todo o conhecimento, técnica, treinamento, e equipamentos adequados para segurança e total desempenho do atleta, a corrida de montanha ainda exige alguns cuidados para os dias mais quentes.

As altas temperaturas do verão presentes na maior parte do nosso país, podem fazer com que muitos corredores sintam indisposição e apresentem baixo rendimento e cansaço durante as provas. Por isso, preparamos algumas dicas para não sofrer tanto ao correr no calor. Veja!

Dicas para correr no verão- Corrida de montanha.

Dica 1- Use filtro solar.

Um bom filtro solar é indispensável para atletas que praticam o esporte ao ar livre, portanto, os atletas de corrida de montanha devem estar com o seu protetor solar (rosto e lábios) sempre a mão para protegerem a pele dos danos solares.

Dica 2- Se hidrate.

Essa parte é muito importante para os dias de verão. Aumente a ingestão de líquidos antes, durante e após os treinos, e também atente-se a reposição dos sais minerais e nutrientes perdidos.

Dica 3- Mude seus horários de treinos.

Os treinos de corrida de montanha não devem nunca ser feitos em horários em que o sol está apresentando temperaturas muito elevadas. Dê preferência aos horários matutinos, comece mais cedo e sinta a diferença!

Dica 4- Mude sua planilha de treino.

Na corrida de montanha já vimos que é exigido um pouco mais de esforço físico por parte dos atletas, para isso, reduzir um pouco a intensidade e a duração nos dias mais quentes, inclusive nos treinos de subida vai ser de grande ajuda.

Dica 5 – Procure por rotas mais arborizadas.

A corrida de montanha sempre conta com visuais incríveis e nos dias mais quentes aproveitar o frescor da natureza não será nada mal. Portanto, busque por percursos com mais áreas verdes, com sombras e terrenos arborizados, pois isso ajudará muito em seus treinos.   

Lembre-se de sempre respeitar o seu corpo, afinal ele precisa de um tempo para adaptação, principalmente em temperaturas mais elevadas, por isso, todo cuidado é pouco!

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