As unhas pretas causam grande transtorno para os atletas de corrida, atrapalhando muitas vezes o seu desempenho, uma vez que causam grande incomodo. Por isso, conheça melhor as causas e como evitar esse problema.
Existem muitas causas de unhas pretas ou escuras, mas a mais comum é o trauma. Quando ele ocorre em uma unha, resultando em descoloração, é chamado de hematoma subungueal.
Em muitos casos, recomenda-se um tratamento não apenas para aliviar esse desconforto, mas para remover toda a unha e examinar o leito da unha em busca de laceração significativa ou osso exposto.
Há uma grande variedade de sintomas desagradáveis que podem ocorrer no caso de uma infecção subjacente, como dor associada a vermelhidão, inchaço, mau cheiro e eliminação de líquidos.
Opções de tratamento de unhas pretas nos pés do atleta.
Os atletas costumam sofrer bastante com esse problema e em especial os atletas de corrida, por passarem muitas horas com calçados fechados e muitas vezes inapropriados para a prática.
É importante saber que, em alguns casos, o tratamento médico é totalmente desnecessário, principalmente se houver um trauma menor. Nesses casos, as unhas pretas eventualmente cairão por conta própria ou crescerão.
Em caso de dúvida, você deve marcar uma consulta com um podólogo e ele é que determinará a causa e a gravidade do problema, passando o tratamento mais adequado.
Como evitar que fiquem pretas?
Aqui estão algumas dicas para ajudar a se cuidar e evitar as unhas pretas nos pés. Não são somente os tênis inapropriados ou apertados que levam ao trauma, existem outras condições que são desfavoráveis, por isso, todo cuidado é pouco.
- Mantenha as unhas dos pés cortadas corretamente, nem muito curtas, e nem muito retas;
- Use sapatos e tênis confortáveis e apropriados para cada esporte;
- Use calçados de qualidade, que protejam seus pés;
- Tenha cuidado ao mover objetos pesados;
- Evite andar descalço, isso pode tornar os dedos dos pés suscetíveis a, lesões ou traumas;
- Mantenha os pés e as unhas sempre limpas e secas;
- Sempre use meias e sapatos limpos;
- Deixe os sapatos arejarem entre os usos;
- Trate qualquer problema nas unhas durante seus estágios iniciais, ao menor sinal procure um profissional;
- Converse com um podólogo, ele fornecerá ótimas dicas e ainda ajudará na prevenção desse e de outros problemas que venham a surgir.