Algo bem conhecido pelos atletas de corrida é a pisada supinada. Vamos aprender a reconhecer esse problema que atinge a muitos atletas, e a como fazer para melhorar a qualidade da performance quando se passa por isso.
Pisada supinada, ou supinação, se trata do movimento que o pé do atleta realiza para fora durante a corrida. Essa variação de movimentos pode ser fruto de desalinhamentos no tornozelo ou no joelho, por exemplo.
Por sobrecarregar a lateral do pé, a pisada supinada pode levar ao desenvolvimento de algumas patologias bem desagradáveis. Geralmente, pessoas com pés cavos também apresentam supinação durante o andar.
Outros fatores como o alinhamento dos tornozelos e joelhos, fraqueza muscular ou disfunção das estruturas estabilizadoras dos membros inferiores também podem causar a supinação.
O que a supinação pode causar?
Algumas dores são provenientes da pisada supinada, o que acontece por causa da sobrecarga aplicada na região lateral do pé, como já citado.
Indivíduos praticantes de atividades físicas intensas como a corrida estão muito mais propensos a essas dores. E isso se dá devido à alta repetição de movimentos que ocorre durante o esporte. Alguns dos diagnósticos, que podem se desenvolver a partir da pisada supinada, ou supinação são:
- Joanete;
- Calos;
- Entorses de tornozelo;
- Tendinites fibulares;
- Osteoporose de joelho valgo.
Como identificar se o atleta tem pisada supinada?
É importante aprender a identificar a supinação, principalmente para saber qual o tipo de pisada você apresenta. Alguns artifícios podem ser utilizados, como, por exemplo, a análise do desgaste da sola do tênis.
Esse inclusive é o meio mais simples de identificar o problema. Ou seja, observando atentamente quando o tênis apresenta maior dano em sua lateral. Esse, portanto, pode ser indício de que possui a pisada supinada.
Os outros métodos que também podem ser aplicados, com auxílio de profissionais capacitados, são:
- Baropodometria (o teste da pisada);
- Scanner 3D;
- Teste caseiro.
Como corrigir a supinação nos atletas?
A supinação pode ser corrigida através de palmilhas específicas para esse tipo de pisada. Por exemplo, algumas empresas oferecem palmilhas para redistribuir a pressões proporcionalmente nas regiões do pé do atleta.
Para isso, esses acessórios apresentam uma elevação em sua parte externa, o que ajuda a jogar parte do peso do corpo do atleta para o lado de dentro, contribuindo assim para a correção da pisada supinada.