Cada vez mais popular, a alimentação vegana, sem presença de carne animal, vem crescendo absurdamente nos últimos tempos, em se tratando de adeptos desse novo estilo de vida, saudável e nutritivo.

Celebridades como o ator Leonardo DiCaprio e o cofundador da Microsoft Bill Gates, por exemplo, são alguns dos nomes famosos que assumiram a prática do veganismo para o mundo, a popularizando ainda mais.

Com muita variedade em alimentação atualmente, o veganismo conta com muitos alimentos que não deixam nada a desejar em relação as suas inspirações.

Um grande exemplo disso, são as carnes veganas que apresentam uma aparência e sabor que se aproximam da carne que conhecemos, mas com base vegetal.

E tudo isso, a partir de proteínas de leguminosas como ervilhas, favas e soja. Os ingredientes são submetidos a vários processos de vaporização, pressão e mudanças de temperatura para assemelhar-se à proteína animal.

A procura por carne vegana

carne

Os substitutos vegetais à carne ganham popularidade entre muitas pessoas, à medida que mais gente adota essas dietas vegetarianas ou veganas, a procura o alimento aumenta.

Algumas empresas, por exemplo, já oferecem seus hambúrgueres veganos em redes famosas de fast food, sendo elaborados a partir de uma levedura geneticamente modificada.

Esse processo é o que dá o aspecto suculento, e a aparência de conter sangue à carne vegetal, durante seu cozimento. Também compõem o hambúrguer, proteínas de trigo, soja e batata.

Assim como o hamburguer, outras carnes também vêm na fila de substitutos veganos como salsichas, picanhas, e outras que encontramos no nosso dia a dia em supermercados.

Mesmo isso tudo sendo muito empolgante, a principal preocupação tem girado em torno de manter uma alimentação saudável tendo como base a alimentação vegana. Portanto, veja se isso é possível, a seguir.

O veganismo e a saúde

Foi comparada a saúde pessoas vegetarianas e veganas com as de pessoas onívora, ou seja, que comem de tudo. E foi constatado que a alimentação com uma base vegana ou vegetariana é sim melhor para saúde.

E uma prova disso, é que esse tipo de alimentação, com base vegetal dos veganos e vegetarianos ajuda a diminuir a incidência de problemas graves como câncer e problemas no coração.

Ser vegetariano ou vegano garante uma saúde melhora seus adeptos, principalmente quando se é atleta, e precisa se estar com a saúde sempre em dia, mantendo sua disposição.

Inclusive é comprovado cientificamente a diferença entre pessoas que possuem uma alimentação vegana e vegetariana, em relação às pessoas que comem carne.