Os atletas de corrida precisam estar com a alimentação sempre em dia, e incluir oleaginosas em sua dieta ajuda a proteger o coração, entre outros benefícios importantes que veremos ao longo desse artigo.
As oleaginosas são alimentos muito saudáveis, ricos em proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. São alimentos que não podem, e não devem ficar de fora da dieta dos atletas.
Mas é preciso ficar atento, e ter alguns cuidados na hora do seu consumo. Por serem fontes de gordura, esses alimentos são altamente energéticos e, em grande quantidade promovem o ganho de peso.
Portanto, separamos uma lista exclusiva de oleaginosas que são as melhores em se tratando de proteger o sistema cardiovascular, juntamente com a quantidade certa para consumo diário do atleta. Veja!
4 oleaginosas para incluir na dieta.
1- Nozes
As nozes vêm em primeiro lugar em nossa lista, pois, são as mais recomendadas para uma dieta saudável por conter o mais alto nível, e a melhor qualidade de antioxidantes.
Elas contêm substâncias que estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos, o que, em outras palavras, minimiza os riscos de entupimento das artérias, já que contém gordura polinsaturada, a mais benéfica ao coração.
Quantidade recomentada por dia: até 5 unidades.
2- Castanhas
As castanhas também são excelentes fontes de gordura boa para o organismo. A ingestão diária de castanhas, colocam fim no mau colesterol, e as concentrações de triglicérides com seu consumo diminui.
Isso acontece devido à grande quantidade de gorduras monoinsaturadas que esse alimento fornece ao organismo. Em outras palavras, substituir a gordura saturada pela polinsaturada reduz a concentração de colesterol no sangue.
Quantidade recomendada por dia: 2 a 3 unidades.
PUBLICIDADE
3- Castanhas do Pará
Essas oleaginosas são muito saborosas, e são fontes de fósforo e potássio, minerais essenciais para equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos e evitar arritmias, principalmente durante as provas.
E a oleaginosa que contém também a maior quantidade de selênio, mineral que diminui a viscosidade do sangue e facilita a circulação e o transporte de nutrientes pelo sistema cardiovascular. Ou seja, perfeita para quem corre!
Quantidade recomentada por dia: 2 a 3 unidades.
4- Amêndoas
Rica em proteínas, a amêndoa também é fonte de vitaminas E e B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas, que podem diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue.
A combinação de nutrientes contidos na amêndoa pode diminuir o risco de doenças cardíacas, por exemplo, o que se torna o consumo excelente para todo e qualquer tipo de atleta.
Quantidade recomentada por dia: 10 a 12 unidades.
Curtiu? Veja aqui receitas veganas para bombar seus músculos!