Para corredores, ter uma coluna forte e preparada para o impacto é muito importante. Afinal além de ajudar na sua performance, também previne lesões.
Complementar a corrida com outros exercícios é primordial para que tenha melhores resultados. A força no core e na coluna, por exemplo, é super importante para isso. Existem alguns exercícios para melhorar a postura que você pode fazer em casa mesmo, entre um treino e outro.
Hoje em dia em tempos de pandemia, com a maioria das academias do nosso país fechadas, é importante se adaptar a nossa nova realidade. Ou seja, não deixar de praticar as atividades físicas mas com total segurança em casa.
Quais os exercícios para melhorar a postura em casa?
Incorporar esses 3 movimentos de alongamento ao seu dia a dia pode ajudar os músculos a ficarem mais fortes e resistentes. O melhor momento para a realização desses exercícios é na parte da manhã, para que se tornem um hábito na sua rotina e se tiver um tapete de yoga é mais confortável!
1- Mesa invertida.
Para realizar esse exercício, sente-se com os joelhos flexionados, os pés apoiados no chão e as palmas das mãos atrás do corpo, com as pontas dos dedos apontando para os glúteos. Inspire, pressionando as mãos e os pés para levantar o quadril do chão, em direção ao teto.
Após isso, expire e abra o peito, empurrando as omoplatas, e então leve a cabeça para trás e inclina o seu queixo para cima. Mantenha a posição de 15 a 30 segundos. Repita até completar um minuto.
2- Gato
Para esse exercício, fique em posição de quatro apoios, e mantenha os pulsos na linha dos ombros e os joelhos alinhados abaixo dos quadris. Os dedos dos pés devem ficar para baixo.
Inspire, relaxe seu abdômen em direção ao chão e vá arqueando suavemente as costas. Incline então o cóccix e o queixo em direção ao teto. Expire, curvando a coluna lentamente, puxando o queixo para o peito e soltando os dedos dos pés. Repita este movimento de 6 a 10
vezes.
3- Cão de caça.
Essa atividade usa a mesma posição que o exercício anterior, basta dobrar os dedos do pé direito e estender a perna direita atrás de você. Depois vá lentamente, levantando a perna do chão não mais do que a altura do quadril.
Leve o seu braço esquerdo para frente, e vire a palma da mão para dentro. Mantenha a posição por até 7 ou 8 segundos, com os quadris e ombros nivelados. Volte à posição inicial e repita do outro lado, alternando por 6 a 10 repetições de cada lado. Pratique, e sinta a diferença!