As dores nas canelas são uma das lesões de corrida mais comuns. A dor geralmente se dá na parte da frente da canela ou nas costas dentro da canela, o que é conhecido como canelite.
Ela é causada por músculos tensos da panturrilha e canelas fracas, mas outros fatores também podem agravar a lesão. Correr em superfícies duras, por exemplo, pode sobrecarregar os músculos das pernas do atleta. O alongamento pré e pós treino ajudará você a prevenir a lesão.
Abaixo separamos 4 maneiras de prevenir a canelite, portanto, se é atleta e passa constantemente por esse problema, sugerimos que leia até o final.
4 maneiras de prevenir e tratar dores nas canelas.
Existem várias etapas que você pode executar para acelerar a recuperação após correr e sentir dores na canela. Use uma bolsa de gelo nas pernas, e mantenha por 10 a 15 minutos a cada 4 a 6 horas e verifique se o seu pé está elevado.
Veja essas 4 maneiras de evitar a canelite. Se a dor persistir, consulte seu médico sobre a possibilidade de uma fratura por estresse.
Não aumente sua milhagem muito rapidamente.
A canelite é considerada uma lesão por uso excessivo, pois, geralmente ocorre quando os corredores, especialmente os mais novos, aumentam sua milhagem ou intensidade muito rapidamente e não permitem um tempo de recuperação.
Reduza pela metade sua corrida e considere tirar alguns dias de folga. O importante é não passar pela dor, escute seu corpo e recue quando for necessário.
Corra em superfícies mais suaves quando possível.
Correr em superfícies duras, como concreto, aumenta o estresse e o impacto nos músculos, articulações e ossos. É importante variar suas superfícies de corrida.
Tente encontrar trilhas de grama ou terra para percorrer, especialmente para as corridas de quilometragem mais alta, essa variação de terrenos ajudará muito.
Dê a si mesmo tempo de descanso e recuperação suficientes
Evite correr dois dias seguidos, tirar um dia de descanso limitará as batidas nos músculos, articulações e ossos, e dará ao corpo a chance de se recuperar.
Mesmo se você for um corredor experiente, tirar pelo menos um ou dois dias de folga a cada semana reduzirá o risco de canelite e outras lesões por uso excessivo.
Obtenha os tênis de corrida certos.
Correr com tênis que perderam o amortecimento pode levar a canelite. O atleta deverá substituir seus tênis de corrida a cada 300 a 400 milhas, obtenha conselhos em uma loja especializada em corrida.
PUBLICIDADE
Curtiu? Então leia aqui também sobre a crioterapia e como ela pode ajudar nas lesões.