Dores, lesões e torções fazem parte da vida de todo corredor. É importante então conhecer os acessórios ou técnicas disponíveis para nos ajudar a amenizar os incômodos e seguirmos correndo.
Vamos entender aqui nesse artigo, quando usar e para que serve a cinta de joelho. A princípio, esse acessório serve para oferecer alguma estabilidade na articulação do atleta durante sua corrida. Mas seu uso não deve ser feito de qualquer maneira.
Por exemplo, para o atleta que sente dor provavelmente ela pode oferecer alívio local, mas não irá ajudar a eliminá-la de vez durante seus treinos, e para esse caso, portanto, a cinta de joelho não é recomendada.
Esse suporte é melhor indicado para o atleta que já tratou uma lesão, mas ainda precisa limitar os movimentos. Como por exemplo, após um procedimento pós-operatório no caso.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Em outras palavras, antes de usar o acessório, investigue primeiro o tipo de lesão que você tem, e qual a origem da sua dor.
Para que conheça um pouco melhor sobre esse acessório útil, vamos falar a respeito de alguns tipos de cinta de joelho existentes no mercado. Ou seja, falaremos um pouco melhor sobre suas funções, e se realmente funcionam para corredores.
Entendendo a cinta de joelho
1- Cinta reforçada com ferro.
Como falamos aqui nesse artigo, a ideia principal de todas as cintas existentes no mercado, é estabilizar a articulação por fora, protegendo-a de forma segura. Mas esse modelo é muito rígido, o que, impossibilita a prática da corrida com seu uso.
2- Cintas maleáveis
Esse modelo já possibilita a prática do esporte, porém perde a finalidade original de estabilização da articulação. Ou seja, não oferece ao atleta nenhum benefício em seu uso.
3- Faixa sub patelar
A última cinta de joelho de nossa lista é um tipo de faixa sub patelar, que retira toda a pressão no tendão patelar. Com essa cinta, você realmente alivia um pouco da pressão da patela sobre o fêmur durante a corrida.
De todos os modelos que vimos aqui nesse artigo, a faixa sub patelar, é a melhor opção para o uso nas corridas. Pois, ela alivia a dor com seu uso em caso de recuperação do atleta de maneira mais leve ao esporte.
Mas lembre-se que as joelheiras são apenas uma ajuda quando o assunto é dor e lesão, o recomendado é que o atleta busque corrigir todos os problemas para que não perca nada em sua performance.