A Palatinose, também conhecida como isomaltulose, apresenta propriedades especiais para resolver um problema comum entre os atletas que treinam intensamente: o fornecimento adequado de energia, tanto no desempenho físico como mental. Como carboidrato de baixo IG, a palatinose fornece a “energia do carboidrato” em uma base constante e por um período de tempo mais longo. Uma oferta de energia contínua não é importante somente para atletas profissionais, mas para todos aqueles que desejam ter mais energia física e mental por mais tempo.
Para que os músculos possam ter o maior desempenho, eles necessitam de combustível suficiente em forma de carboidratos. Antes, se pensava que apenas a quantidade de carboidratos era importante. Agora, a atenção está cada vez mais voltada ao tipo de carboidrato, fazendo-se uma distinção entre carboidratos “rápidos e com curta ação” e os mais desejados “lentos e com ação prolongada”.
Carboidratos com um alto IG (índice glicêmico) são facilmente absorvidos e entram na corrente sanguínea com rapidez, elevando o nível de açúcar no sangue de forma repentina. Por outro lado, o declínio tem a mesma rapidez, resultando na queda do nível de açúcar no sangue. Quando isso acontece, o organismo mobiliza sua própria glicose e rapidamente acessa seus valiosos estoques de glicogênio. Um esgotamento antecipado das reservas de glicogênio pode causar uma fadiga repentina, perda da concentração e do desempenho, devido a uma concentração insuficiente de glicose no sangue.
Palatinose e atividade física
Alguns estudos analisaram o potencial da liberação lenta e sustentada de energia de carboidratos a partir da isomaltulose em comparação com outros carboidratos ingeridos, e encontraram taxas mais elevadas de oxidação de gordura em atividades de resistência com o seu uso, uma vez que esta substância auxilia na preservação de glicogênio.
Desempenho cognitivo
A liberação constante de glicose a partir da isomaltulose possui vantagens particulares também para o cérebro. Vários estudos comparando a isomaltulose com carboidratos de maiores índices glicêmicos, quando administrados no café da manhã por crianças saudáveis, adultos de meia-idade e adultos idosos, mostram melhorias no humor e na memória.
Palatinose e a perda de peso
Os carboidratos e as gorduras são as fontes de energia mais importantes em repouso e durante o exercício, e o organismo possui um metabolismo distinto para alternar entre o uso dessas substâncias. Uma das formas de fazer o corpo usar mais a gordura como fonte de energia é o uso de alimentos com baixo IG na dieta, ou seja, alimentos que não aumentam o índice de açúcar no sangue. Tem sido demonstrado que a oxidação de gordura aumenta após o consumo de alimentos com baixo IG, comparado com uma refeição com um elevado IG.
Melhorias para o controle da glicemia
De acordo com o consenso de pesquisadores da International Carbohydrate Quality Consortium, o consumo em longo prazo de uma dieta com carboidratos com reduzido teor glicêmico e insulinêmico favorece a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e sobrepeso.
Em pessoas com diabetes, a ingestão antes do exercício físico de isomaltulose, em vez de glicose, resultou em melhorias no controle glicêmico, proteção contra a hipoglicemia, e manutenção de performance na corrida.